PUBLICIDADE

Confira 8 dicas para seu PC não aquecer demais com os games

Computador aquece demais com games de alta performance, sim, mas isso não precisa ser um bicho de sete cabeças.

27 jul 2018 - 16h13
(atualizado em 4/8/2018 às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O campo de batalha está quente, os inimigos surgem em todos os lados e o fogo é cerrado em Fortnite. Já estamos há quatro horas seguidas nesse ritmo intenso e o PC começa a esquentar. Agora a preocupação não é apenas com o jogo, mas com o próprio computador...

Pois é, amigo, quem joga com muita intensidade já deve ter passado por situação semelhante. Por isso, fomos buscar umas dicas com o pessoal da Micron Technologies, que tem uma linha de memórias especiais chamada Ballistix que é bem interessante. Reunimos as oito mais interessantes:

Foto: Kjell Eson | Visualhunt.com | CC BY-NC-ND

1. SEMPRE FECHE SEU GABINETE

Embora possa parecer sem sentido, um gabinete aberto não ajuda a regular as temperaturas internas ― ele faz exatamente o oposto, restringindo o resfriamento. Um gabinete fechado ajuda o sistema a permanecer frio, pois reduz o impacto de poeira e detritos nos coolers da máquina. O excesso de poeira pode fazer com que os coolers diminuam o ritmo ou parem de trabalhar. É por isso que também é importante limpar os filtros e a poeira do equipamento periodicamente. Os gabinetes são projetados para uma circulação de ar eficaz. Com os coolers e a entrada de ar adequada, é possível manter os componentes do sistema funcionando da melhor forma possível.

2. ATUALIZE O COOLER DA CPU

A CPU é um dos componentes mais sensíveis e caros de um computador e tem o maior potencial de superaquecimento. A maioria das CPUs vêm com coolers de baixo custo pré-instalados, que são projetados para resfriar o processador o suficiente para mantê-lo funcionando ― e nada mais. Por esse motivo, convém considerar a atualização para um cooler da CPU de melhor qualidade. Isso deve ajudar a manter a temperatura da CPU em níveis mais baixos. No entanto, é importante reforçar que o cooler só pode resfriar a CPU para a temperatura mais baixa se o gabinete estiver fechado, independentemente do quão bem projetado seja esse cooler.

3. ADICIONE UM COOLER DE GABINETE

A atualização do cooler da CPU é um bom começo, mas a adição de coolers de gabinete também pode ser uma grande ajuda. As placas gráficas e de memória melhoram o desempenho, mas geram muito calor. Portanto, os coolers de gabinete podem ajudar a aumentar o fluxo de ar frio sobre componentes, se conectados à parte frontal e traseira de um sistema. A maioria dos jogadores instala dois ventiladores: um para trazer ar frio para dentro do PC, e outro para retirar o ar quente de dentro da máquina. Ao adicionar coolers no gabinete, é importante verificar se os níveis de admissão e exaustão correspondem. Se o gamer instalar um cooler de 80mm na parte frontal do gabinete e outro de 120mm na parte de trás, o diferencial vai gerar "ar morto" e uma pressão negativa, levando a um superaquecimento potencialmente maior.

4. INSTALE UM COOLER PARA A MEMÓRIA

A memória é um dos componentes com maior probabilidade de superaquecimento, especialmente quando o gamer faz o overclock na máquina. Um cooler direcionado para a memória ajuda a eliminar pontos mortos do fluxo de ar na área em que a memória estiver instalada.

5. MONITORE O COOLER DA FONTE DE ENERGIA DO SISTEMA

A fonte de alimentação de um PC tem um cooler integrado. Se a máquina não tem um cooler de gabinete, o cooler da fonte de alimentação será a única coisa que vai empurrar o ar quente para fora do sistema. Se esse item não estiver funcionando corretamente, o sistema vai aquecer muito mais rápido. Nesse caso, o mais indicado é substituir o cooler da fonte o quanto antes.

Monitore a temperatura em tempo real com apps específicos para esse fim
Monitore a temperatura em tempo real com apps específicos para esse fim
Foto: Reprodução

6. MONITORE A TEMPERATURA DA MEMÓRIA EM TEMPO REAL

Embora o overclocking possa maximizar o desempenho dos componentes, a prática também eleva os recursos do sistema ao limite, o que quase sempre resulta em temperaturas mais altas. Se o gamer estiver fazendo overclock com módulos como o Ballistix Tactical Tracer ou Ballistix Elite, é possível utilizar recursos personalizados como o Ballistix M.O.D. Uitility para monitorar a temperatura da memória em tempo real.

7. UTILIZE SEMPRE A TECNOLOGIA MAIS RECENTE

A eficiência energética aprimorada de tecnologias mais novas de memória também ajuda a manter a temperatura sob controle. Os módulos de memória Ballistix DDR4 usam voltagens mais baixas do que os módulos DDR3. Usar um SSD também é significativamente mais eficiente que o uso de um disco rígido normal. Tensões mais baixas ajudam a reduzir a quantidade de calor dentro do sistema.

8. INSTALE UM KIT DE RESFRIAMENTO COM ÁGUA

Em sistemas de jogos com CPUs de ponta e componentes com overclock, muitas vezes os coolers convencionais mais rápidos do mercado não conseguem acompanhar o aumento da temperatura. Para resolver este problema, muitos jogadores optam por kits de resfriamento a água como uma forma de resfriar a CPU. Uma bomba faz o ciclo de água fria até a CPU em tubos independentes, depois bombeia a água para fora do sistema. Assim, a água pode ser resfriada antes de retornar à CPU para um resfriamento adicional. Caso o gamer se sinta confortável em realizar uma instalação técnica, os kits de resfriamento a água são seguros e relativamente acessíveis. Ao usar um kit de resfriamento a água, é importante se certificar de que a memória esteja recebendo bastante fluxo de ar dos coolers, já que um bloco de água não movimenta o ar nessa área do PC.

Digital
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade