PUBLICIDADE

Coleta de dados permite que gigantes da tecnologia prejudiquem concorrentes, diz FTC

18 out 2019 - 13h25
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes quantidades de dados de consumidores coletados por gigantes de tecnologia permitem que elas obtenham uma vantagem competitiva e representam uma ameaça à concorrência, afirmou Rohit Chopra, da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC).

REUTERS//File Photo - RC19B0414700
REUTERS//File Photo - RC19B0414700
Foto: Reuters

Os dados pessoais estão fortalecendo o domínio das empresas de tecnologia que oferecem serviços de graça, que em última análise "não são realmente gratuitos", disse o comissário Chopra, democrata, ao subcomitê antitruste da Câmara dos Deputados durante uma audiência.

Ele também disse que pequenas multas e penalidades financeiras não serão o suficiente para lidar com as preocupações sobre o poder das grandes empresas de tecnologia, acrescentando que os reguladores precisarão examinar isso mais de perto.

Por exemplo, no início deste ano, a FTC multou o Facebook em 5 bilhões de dólares por violações de privacidade online. Chopra votou contra essa decisão.

Existem várias investigações em níveis federal, estadual e do congresso, destinadas a determinar se as grandes empresas de tecnologia - Google, Facebook, Amazon , Apple - usam sua influência considerável no mercado online ilegalmente para prejudicar rivais ou violar a lei antitruste.

Antes elogiadas como motores do crescimento econômico, essas empresas estão cada vez mais na defensiva por causa de sua grande influência de mercado. Políticos, incluindo o presidente norte-americano, Donald Trump, consumidores, outras empresas e reguladores criticaram esse poder.

No início desta semana, os líderes do Comitê Judiciário da Câmara disseram que começaram a receber dados dessas empresas como parte de investigação sobre possíveis violações da lei antitruste pelas empresas.

O democrata David Cicilline, que preside o subcomitê antitruste, disse nesta sexta-feira que o comitê recebeu "dezenas de milhares de documentos" e está esperando ainda mais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade