PUBLICIDADE

YouTube ganha "modo noturno" no iOS

14 mar 2018 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários

O aplicativo do YouTube para iOS está, finalmente, recebendo o modo noturno, que permite escurecer o layout para dar mais destaque aos vídeos. A atualização deve chegar em breve também ao Android e aplica um tema escuro em toda a interface da plataforma, que pode ser mantido também durante a navegação ou pesquisa por novos conteúdos.

É durante a exibição, entretanto, que a novidade tem seu maior mérito. Introduzida na versão desktop do YouTube em maio de 2017, junto com o Material Design, a ideia é reduzir o brilho emitido pela tela e também a claridade, garantindo maior fidelidade de cores na exibição de conteúdo.

De acordo com a Google, o uso de temas mais escuros na tela também é menos agressivo aos olhos, algo importante em um aplicativo de vídeos no qual os usuários passam um longo tempo, além de economizar bateria. O modo aparece tanto no iPhone quanto no iPad, invertendo as cores de fontes e ícones, mas mantendo o design idêntico ao original.

Modo noturno do YouTube já está disponível no iOS e chega em breve ao Android (Imagem: Google)
Modo noturno do YouTube já está disponível no iOS e chega em breve ao Android (Imagem: Google)
Foto: Canaltech

Até o momento, quem quisesse acessar uma interface escura no YouTube deveria utilizar o app dedicado a jogos da plataforma. Agora, porém, basta acessar as configurações do aplicativo, no menu de usuário na parte superior direita, para ativar o modo noturno e ver toda a interface aparecendo com fundo preto, uma opção que é mantida até ser desativada manualmente.

O lançamento do recurso já era esperado desde janeiro, quando a opção surgiu sorrateiramente para alguns usuários da plataforma, ainda em caráter de testes. Na época, a empresa nem mesmo falou sobre o assunto, mas agora fica claro que a novidade estava mesmo em desenvolvimento e, finalmente, chega às mãos de todos os usuários do iOS.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade