PUBLICIDADE

WhatsApp vai deixar você baixar arquivos que já foram excluídos

16 abr 2018 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Quem já passou pela situação de querer baixar novamente um arquivo antigo do WhatsApp e não conseguiu pode ter motivos para comemorar. A versão Beta do WhatsApp recebeu nesta segunda-feira (16) uma nova atualização que permite o redownload de mídias já enviadas, mesmo que elas já tenham sido descarregadas e deletadas do aparelho em questão.

WhatsApp Beta
WhatsApp Beta
Foto: Canaltech

A novidade aparece em uma edição preliminar do mensageiro no Android. Usuários que aceitaram receber as atualizações do WhatsApp antes de todos, para fins de teste e experimentação, observaram que já é possível baixar novamente arquivos que foram enviados dentro dos últimos três meses quantas vezes forem necessárias e mesmo que o download já tenha sido realizado anteriormente, com o arquivo posteriormente apagado.

É uma mudança drástica em relação ao funcionamento atual do WhatsApp, que deleta os dados uma vez que eles são transferidos ou armazenados por 30 dias. As imagens, áudios e vídeos permanecem acessíveis por meio da interface do mensageiro, mas somente enquanto estiverem presentes na memória do dispositivo. Caso essa cópia local tenha sido apagada, porém, o arquivo está perdido para sempre.

Como sempre acontece com versões Beta do WhatsApp, as mudanças aparecem sem aviso oficial da desenvolvedora e, sendo assim, não é possível saber exatamente como o novo recurso funciona nem o tempo exato pelo qual os dados ficarão guardados. Porém, como sempre, a novidade parece estar funcionando bem, o que significa que ela não deve demorar para chegar a todos os usuários do WhatsApp.

Por enquanto, entretanto, apenas usuários do Android que aceitaram receber as atualizações Beta do mensageiro podem utilizar e testar a atualização - quem quiser fazer parte do programa deve acessar a Google Play Store e concordar com os termos. Não existe previsão para sua liberação final nem data para chegada da mudança ao iOS.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade