PUBLICIDADE

Usuários denunciam bloqueio indevido em documentos criados no Google Docs

31 out 2017 - 18h45
Compartilhar
Exibir comentários

Com a justificativa de terem violado os termos de serviço da Google, alguns documentos do Google Docs foram bloqueados nesta terça (31). Usuários que estão passando pelo problema informaram nas redes sociais que o conteúdo desses seus textos continham assuntos como crimes, pós-socialismo na Europa Oriental e conteúdos acadêmicos.

Google Docs
Google Docs
Foto: Canaltech

Como os documentos do Docs não são públicos na rede, sendo uma ferramenta de edição de texto livre para os usuários, o problema provavelmente se trata de um bug, não sendo alguma forma de censura aplicada pela Google. Ainda assim, vale a pena refletir sobre como serviços baseados em nuvem podem, de alguma forma, monitorar o que você armazena por lá.

Ainda, o bloqueio desses documentos no Docs serve como lembrete sobre como as empresas, como a Google, podem invadir sua privacidade, mesmo quando você estiver redigindo textos de sua autoria, sobre o tema que desejar, sem a intenção de publicá-los na rede. Nas políticas de privacidade da Google, a empresa deixa claro que coleta informações sobre o que você faz em seus produtos, e "isso inclui informações como seus dados de uso e preferências, mensagens do Gmail, perfis no G+, fotos, vídeos, históricos de navegação, pesquisas de mapas, documentos e outros conteúdos hospedados nos seridores do Google".

Agora no período da tarde, a gigante declarou que o problema foi causado por uma mudança de código no Docs, "que marcou incorretamente uma pequena porcentagem de documentos como abusivos, o que causou o bloqueio automático dos mesmos". Uma correção já foi implementada, e todos os usuários que tiveram seus arquivos bloqueados já retomaram o acesso.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade