PUBLICIDADE

Qualcomm já começou a desenvolver o novo processador Snapdragon 855

12 out 2017 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários

A Qualcomm já está trabalhando no desenvolvimento do Snapdragon 855, processador que sucederá o Snapdragon 845, que nem mesmo foi lançado. A ideia da Qualcomm de começar o desenvolvimento de um novo processador com tamanha antecedência é evitar que as fabricantes tenham que adiar lançamento de smartphones ou modificar sua estrutura logística e estratégia de marcado por conta da utilização do processador mais avançado e moderno que a Qualcomm tem para disponibilizar no mercado.

Qualcomm
Qualcomm
Foto: Canaltech

A descoberta de que a empresa já está trabalhando em um novo processador veio do perfil do LinkedIn do engenheiro de software da companhia George Fang, que, no campo de suas experiências profissionais, afirmou que atualmente está "desenvolvendo/debugando os mais novos chipsets Snapdragon (sdm845 e sdm855)".

O Snapdragon 855 deve ser fabricado pela Qualcomm utilizando a litografia de 7nm, com disponibilização para ser comercializado entre o final de 2018 e início de 2019 e expectativa de que a TSMC seja a principal cliente da marca. Futuramente, a empresa deseja fabricar chips em 3 nm, tanto que já investiu US$ 20 bilhões em uma fábrica para a produção de processadores nesta litografia. Ainda não se sabe, porém, quando a Qualcomm poderá comercializar estes componentes em alta escala.

Grandes fabricantes de smartphones são clientes importantes para a Qualcomm e não deixá-los felizes poderia motivá-los a trocar de fornecedora, retirando a Qualcomm da sua posição líder no mercado de processadores para dispositivos móveis. A Xiaomi e outras empresas, como a Huawei, já estão apostando em seus próprios processadores, justamente para não ficarem reféns dos prazos e desenvolvimentos da Qualcomm.

Neste ano, a fabricante de chipsets enviou um número relativamente pequeno de processadores Snapdragon 835, o que fez com que as fabricantes de smartphones adiassem o lançamento de seus dispositivos para o final do ano. Com o início precoce do desenvolvimento do Snapdragon 855, a Qualcomm espera oferecer remessas abundantes para seus clientes, ao menos durante o período de lançamento do novo processador.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade