PUBLICIDADE

Nintendo Switch só terá cartuchos de 64 GB em 2019

27 dez 2017 - 12h36
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o Wall Street Journal, a Nintendo estaria atrasando a entrega de cartuchos de 64 GB para o Nintendo Switch para desenvolvedores externos até 2019. Segundo as fontes familiarizadas com o assunto, a Big N tinha a intenção de disponibilizar os cartuchos no segundo semestre de 2018, mas, por conta de problemas técnicos, a data foi adiada para o ano seguinte.

Nintendo Switch
Nintendo Switch
Foto: Canaltech

Alguns desenvolvedores demonstraram ligeira decepção com esta jogada da companhia japonesa, especialmente as distribuidoras americanas, que precisam de grande capacidade de armazenamento para seus jogos mais pesados. Agora, todos terão de aguardar os cartuchos maiores estarem disponíveis antes de lançar esses jogos para o Switch.

Com 10 milhões de unidades vendidas em apenas 9 meses desde seu lançamento, atualmente o Switch possui cartuchos de até 32GB de capacidade, 18 GB a menos do que os Blu-Ray utilizados pelo PlayStation 4 e Xbox One. O console, aliás, já vem com 32GB de memória interna para a instalação de aplicativos e jogos adquiridos via download, cujo tamanho ainda pode ser expandido através de cartões microSD. A Nintendo até mesmo se associou à Western Digital para viabilizar alternativas mais baratas aos seus usuários, lançando cartões de expansão SanDisk licenciados com capacidade entre 64 GB e 128 GB.

Porém, alguns títulos, tais como Doom, ainda precisam que uma parte do jogo seja baixada para o console mesmo que o jogador compre a versão física, pois o game inteiro não cabe em um único cartucho. Os cartuchos de 64 GB, portanto, aliviariam a necessidade de um cartão extra e do download adicional exigidos nestes jogos maiores.

Há de se levar em conta, todavia, a relação custo-benefício de todo este assunto. Afinal, games armazenados em cartuchos maiores (como o de 32 GB), saem mais caros quando vendidos ao público - Dragon Quest Heroes 1 e 2 para Switch, por exemplo, custa 1.000 ienes a mais no Japão do que a sua versão para PlayStation 4. A grande maioria dos títulos do Nintendo Switch vem em cartuchos de 8 GB ou 16 GB. Isso porquê a Nintendo cobra mais caro às distribuidoras por cartuchos maiores.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade