Nasa vai anunciar descoberta do telescópio Kepler ao vivo

12 dez 2017 - 10h31

A Nasa está prestes a fazer um grande anúncio nesta quinta-feira (14). Segundo nota oficial, a informação envolve uma nova descoberta da missão Kepler, telescópio espacial que vaga pelo espaço em busca de exoplanetas, aqueles que não orbitam o Sol.

Nasa Kepler

Ainda de acordo com informações divulgadas pela agência espacial, a descoberta feita por pesquisadores contou com a ajuda da tecnologia de aprendizado de máquina da Google. A Inteligência Artificial vem auxiliando a entidade americana no processo de análise dos dados coletados pelo telescópio Kepler.

O anúncio será feito através de uma teleconferência no site oficial da Nasa às 16h, horário de Brasília, na quinta, dia 14.

Sobre o Kepler

O telescópio foi lançado em março de 2009 e, na época, a Nasa não tinha qualquer conhecimento sobre outros planetas além de nosso sistema solar. Agora, os cientistas acreditam que exista ao menos um planeta em órbita para cada uma das estrelas.

Kepler concluiu a sua missão principal em 2012, passando a estender o projeto por mais um ano, fazendo a coleta de novos dados. Já em 2014, o telescópio deu início à missão K2 e seguiu em busca de planetas fora de nosso sistema solar, os exoplanetas.