PUBLICIDADE

Nariz eletrônico consegue sentir uma variedade de cheiros

25 mai 2018 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

O olfato é um sentido fascinante, capaz de ajudar todas as criaturas que possuem essa capacidade a distinguir diferentes aromas mesmo sem contato visual. E se existisse um nariz eletrônico? Na verdade, ele já existe e foi criado pelos cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT). Uma das principais funções do Smelldetect, como é chamado, é identificar potenciais perigos, tais como cabos queimados ou comida estragada, antes que o ser humano seja afetado de alguma forma. De quebra, ainda dá para "ensinar" cheiros diferentes ao apetrecho.

Olfato
Olfato
Foto: Canaltech

No nariz humano, existem cerca de dez milhões de células olfativas com cerca de quatrocentos receptores olfativos diferentes, os quais detectam os aromas e geram um padrão de reconhecimento. Esse padrão, por sua vez, é alocado no cérebro, e é por isso que reconhecemos certos cheiros. O nariz biológico foi usado como modelo para o modelo eletrônico.

De acordo com o coordenador do projeto Smelldect do Instituto de Tecnologia de Microestrutura do KIT, Martin Sommer, no "nariz eletrônico, as nanofibras reagem a misturas gasosas complexas - isto é, os aromas - e também geram padrões de recepção com base nos sinais que o sensor identifica nos cheiros". O objetivo do Smelldect é construir um sensor olfativo de baixo custo adequado para a produção em massa e uso diário, uma vez que ele pode aprender diversos aromas diferentes e, portanto, pode ser utilizado para diferentes finalidades e em ambientes variados.

O nariz eletrônico é bastante pequeno em tamanho, mas contém todos os componentes necessários, incluindo a tecnologia de nanofios integrados para avaliar os gases. A partir desses sensores, o chip calcula padrões específicos, mesmo dependendo das moléculas do ar ambiente, que ajudam a diferenciar os aromas. Ainda assim, se um padrão foi ensinado ao chip anteriormente, ele é capaz de identificar um cheiro em segundos - bem semelhante ao nosso nariz.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade