Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microsoft deve acabar com o Windows 10 S e criar o "modo S"

5 fev 2018 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft pode estar estudando acabar com o Windows 10 S, versão de seu sistema operacional mais simples, com limitações de uso e foco na segurança. De olho em uma maior unificação entre todas as linhas da plataforma, a empresa estaria preparando o chamado "Modo S", que traria exatamente as mesmas características, mas seria aplicado sobre as versões completas do produto.

Windows 10 S
Windows 10 S
Foto: Canaltech

Foi o que apareceu para usuários Insiders, que recebem antecipadamente atualizações e novidades do sistema. Entre as ações referentes ao Bug Bash, espécie de "jogo" criado pela empresa para que os usuários entusiastas ajudem a caçar erros do sistema, está a citação ao "Modo S", convertendo temporariamente qualquer versão da plataforma para o modo limitado e mais seguro.

Seria, de acordo com informações ainda não confirmadas, uma maneira de, ao mesmo tempo, facilitar o processo de atualização e, também, atender aos pedidos de usuários da versão. Nascido de edições educacionais, o Windows 10 S é uma edição do sistema operacional com suporte a anúncios e que permite o download e instalação de apenas softwares disponíveis em sua loja oficial. É, ao mesmo tempo, uma maneira de bater de frente com o Chrome OS, da Google, e de entregar uma opção mais em conta aos usuários.

Com a mudança, que ainda não teria data para ser aplicada, esse funcionamento seria aplicado diretamente à versão Home e Pro do Windows 10. Isso também facilitaria um processo de upgrade para a edição completa, que poderia até ser gratuito no caso da edição padrão, e custar menos no caso da completa. Seria apenas uma questão de liberação de recursos, sem riscos de incompatibilidades ou necessidade de uma instalação limpa.

Outro grande motivador da mudança seria o fato de que, hoje, o Windows 10 S permite o upgrade somente para a versão Pro. Com elementos adicionais voltados para corporações e redes internas, ela tem um preço bem mais alto, o que estaria sendo considerado caro demais para muitos clientes, que se veem obrigados a, então, realizarem uma formatação, reinstalando o sistema operacional com uma nova chave, desta vez, a partir da versão Home.

Tudo, entretanto, deve ser encarado em caráter de rumor, já que a empresa não comentou sobre o assunto. A opção que surgiu por meio do Bug Bash não permite que os usuários efetivamente ativem o recurso e a ideia é que a notificação foi enviada aos usuários por engano, antes de estar pronta. A empresa não falou sobre o assunto, enquanto os avisos eram removidos do sistema dos Insiders.

De acordo com números da própria Microsoft, 60% dos usuários do Windows 10 S não estariam realizando o upgrade devido, justamente, a tais questões. É um público em potencial que a Microsoft enxerga como subaproveitado, levando, então, às mudanças, que podem acontecer em abril, quando a empresa normalmente modifica suas linhas de produtos, altera preços e faz atualizações significativas em sua loja online.

Entretanto, nada de indicações de que mudanças nos sistemas operacionais estão a caminho. Mesmo assim, as novidades para o Windows 10 S fazem todo o sentido quando a versão sempre foi encarada pela Microsoft como a entrada dos usuários à plataforma, uma porta que, pelo menos segundo os números, não estaria deixando tanta gente entrar assim.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade