PUBLICIDADE

Facebook apresenta o Dating, seu aplicativo de encontros

4 mai 2018 - 10h44
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Facebook Dating
Facebook Dating
Foto: Canaltech

O Facebook apresentou nesta semana o Dating, seu aplicativo de paquera e encontros integrado à rede social. A ideia é fazer frente a outras soluções mais consagradas; e os alvos são óbvios: o Tinder, o maior software desse tipo utilizado no mundo; e o Hinge, pouco conhecido no Brasil, do qual a gigante emprestou o funcionamento e até alguns elementos de interface.

Depois de revelar a solução no começo desta semana, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e seu diretor de produtos, Chris Cox, levaram jornalistas a um passeio pelo novo recurso, que é voltado não apenas às curtidas ou não, mas também deseja facilitar o início de uma conversa. Em vez de jogar usuários de um lado para o outro, a ideia é que eles leiam perfis mais detalhados e com um pouco mais de informação e, caso se interessem, possam começar o papo a partir de um dos tópicos citados.

Isso acontece por meio de um sistema de perguntas e respostas simples, com temas como o gosto por filmes, preferência entre gatos ou cachorros ou esportes favoritos. Além disso, claro, informações do próprio perfil do Facebook podem ser integradas aqui, como fotos de uma viagem ou vídeos de demonstração de dotes culinários.

Tudo é selecionado ao gosto de quem está compondo o perfil, que pode exibir sua cidade-natal, instituições em que estudou e seu local de trabalho, bem como idade e altura. Uma foto principal serve como porta de entrada, com o usuário continuando a rolar para baixo para conferir mais informações e imagens. Uma pessoa não saberá que outra a visitou até que uma conversa seja iniciada, algo que pode acontecer a qualquer momento.

Facebook Dating dispensa corações em prol de experiências "mais significativas" (Imagem: Divulgação/Facebook)
Facebook Dating dispensa corações em prol de experiências "mais significativas" (Imagem: Divulgação/Facebook)
Foto: Canaltech

Para Zuckerberg, a ideia do Dating é garantir que os relacionamentos criados sejam "significativos", e não efêmeros, em uma clara cutucada ao app rival. Além disso, em outro ataque à concorrência, o fundador garantiu que a solução será sempre gratuita, ao contrário do Hinge, que possui um sistema pago com número ilimitado de curtidas, além do próprio Tinder, que assim como o concorrente, acrescenta recursos adicionais como mudança na localização geográfica, por exemplo.

O Dating, entretanto, não tem data de lançamento marcada nem previsão de início de testes. De acordo com Zuckerberg, entretanto, a novidade é um dos principais produtos em desenvolvimento pela empresa e também uma das soluções de destaque da companhia para 2018, um ano que vem sendo bastante difícil para a rede social no que toca, justamente, o mau uso dos dados de usuários.

Zuckerberg, porém, não comentou sobre a semelhança entre os recursos e design do Dating em relação ao Hinge. A equipe do app rival, entretanto, viu isso como um elogio, mostrando-se lisonjeada que uma das maiores companhias de tecnologia do mundo está se inspirando na solução e, principalmente, aderindo ao que a companhia chama de "movimento antiswipe".

Veja também

Top Tech | Tecnologia dos Vingadores na vida real:
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade