PUBLICIDADE

Entenda como a câmera do Huawei P20 Pro desbancou a do Galaxy S9 e do iPhone X

10 abr 2018 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários

No final do mês de março, a Huawei apresentou dois smartphones com propostas ousadas e configurações de câmera excepcionalmente altas: os Huawei P20 e P20 Pro. Este último dispositivo móvel, por sinal, chama muita atenção por conta da câmera tripla, se destacando como uma das maiores no mercado de fotografia para aparelhos celulares. O Huawei P20 Pro oferece nada menos do que 40 megapixels, desbancando nomes de peso da indústria, tais como o Samsung Galaxy S9 Plus, Google Pixel 2 e iPhone X.

Para entender melhor como funcionam estes três sensores do smartphone da fabricante chinesa, o site iFixit desmontou o aparelho celular e detalhou toda a sua estrutura em quinze passos, revelando, inclusive, como o processo de desmontagem é simples, uma vez que o dispositivo da Huawei não possui parafusos. Para abrir o celular, tudo o que a equipe técnica precisou fazer foi utilizar um acessório pequeno para desgrudar a capa traseira.

O Huawei P20 Pro totalmente desmontado, exibindo todos os seus componentes internos. (Imagem: iFixIt)
O Huawei P20 Pro totalmente desmontado, exibindo todos os seus componentes internos. (Imagem: iFixIt)
Foto: Canaltech

Ao ver as entranhas do Huawei P20 Pro, é curioso notar como diversos dos componentes do aparelho celular são produzidos pela própria fabricante chinesa, incluindo o processador, o chip de áudio e de gerenciamento de energia, bem como o transceptor de radiofrequência. Existem ainda muitos componentes modulares compondo o smartphone como, por exemplo, a porta USB substituindo as entradas de fone de ouvido; e a placa-mãe, por sinal, tem um tamanho reduzido se comparado com a das concorrentes. Este feito, por tabela, proporciona a inclusão de uma bateria maior, fornecendo 4.000 mAh ao dispositivo - e que pode ser substituída, apesar de não ser um processo muito fácil ou rápido.

Contudo, apesar da facilidade em desmontar o P20 Pro, o smartphone não parece ser muito fácil de consertar ou reparar. Além disso, o dispositivo móvel apresenta um grande risco de quebra por conta da composição feita em vidro - nas partes da frente e de trás -, e substituir a tela requer algum esforço.

Conheça as especificações

A câmera tripla, com um sensor de 20 MP à esquerda, outro de 40 MP no meio a a última de 8 MP à direita. (Imagem: iFixIt)
A câmera tripla, com um sensor de 20 MP à esquerda, outro de 40 MP no meio a a última de 8 MP à direita. (Imagem: iFixIt)
Foto: Canaltech

O novo flagship da Huawei oferece uma tela OLED de 6,1 polegadas com resolução 2240 × 1080 e proporção de 18,7:9, com um display ponta a ponta. O aparelho também deve vir equipado com um octa-core Kirin 970 com GPU Mali-G72 MP12 e um NPU dedicado. Outras especificações incluem 128 GB de armazenamento interno e 6 GB de RAM.

Por fim, a câmera tripla é o maior destaque do dispositivo móvel, trazendo um sensor monocromático de 20 megapixels (ƒ/1.6 da Leica) à esquerda, outro com 40 megapixels (f/1,8)  no meio, e, por fim, um terceiro com função teleobjetiva de 8 megapixels (f/2,4) à direita. Vale lembrar que as câmeras de 40 e de 20 megapixels trabalham juntas para obter um zoom óptico de até 3x, enquanto que a função monocromática da câmera de 20 megapixels traz mais nitidez e detalhes extras às reproduções. Em contrapartida, o sensor frontal apresenta 24 megapixels com uma lente ƒ/2.0.

O novo flagship da fabricante chinesa parece leve de proporções relativamente finas. (Imagem: iFixIt)
O novo flagship da fabricante chinesa parece leve de proporções relativamente finas. (Imagem: iFixIt)
Foto: Canaltech

As lentes do Huawei P20 Pro podem não ser sofisticadas, mas oferecem focagem rápida de vários aspectos (laser, profundidade, cenário, contraste, etc.). O sensor de autofoco, por sinal, está localizado sobre as câmeras. A câmera de 8 megapixels é também a única a receber suporte do hardware OIS, enquanto que as demais contem com a Unidade de Processamento Neural da Kirin para recursos como foco preditivo, configurações para mais de 19 cenários diferentes e efeitos de filtro, tais como o bokeh, que desfoca pontos de luz ao fundo da imagem, dando um ar lúdico às fotografias.

O Huawei P20 Pro é, até o momento, o único smartphone a se aproximar do Nokia Lumia 1020, que foi anunciado com exorbitantes 41 megapixels em uma câmera PureView com sensor de 1/1,5 polegadas. O novo dispositivo da fabricante chinesa ainda apresenta um notch no display bem semelhante ao do iPhone X, e o leitor de impressões digitas também permanece na parte frontal do aparelho - mas, aqui, ocupando menos espaço.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade