PUBLICIDADE

Como fazer backup e restaurar arquivos no Android?

7 mai 2018 - 08h06
Compartilhar
Exibir comentários

Provavelmente você já ouviu falar em backup, uma prática simples que pode evitar a dor de cabeça de perder os arquivos do seu smartphone. O procedimento é necessário para que você mantenha uma cópia de mensagens, fotos, vídeos, dados e aplicativos salvos em outro local, como nuvem, cartão SD ou pendrive, para não correr riscos desnecessários de ficar sem os arquivos.

Existem diversas maneiras de fazer o backup do seu Android. A mais fácil é através do próprio sistema da Google, que disponibiliza aos usuários a opção de manter uma cópia dos dados protegida. Confira:

Passo 1: Acesse as configurações do Android.

Foto: Canaltech

Passo 2: Selecione a opção "Geral" ou "Nuvem e contas" (o título varia de acordo com o aparelho).

Foto: Canaltech

Passo 3: Clique em "Fazer backup e restaurar" ou "Fazer backup e redefinir".

Foto: Canaltech

Passo 4: Na nova tela, você poderá personalizar o backup e a restauração dos dados utilizando a sua conta do Google. A recomendação é que você deixe o backup automático ativado.

Foto: Canaltech

Pronto. A cópia de contatos, aplicativos e até mesmo senhas Wi-Fi estará feita na conta do Google registrada no aparelho.

Aplicativos de backup e restauração

Caso você não queira utilizar o backup nativo do Android, a Play Store conta com diversos aplicativos de mesma funcionalidade. Confira alguns dos melhores:

Helium

O Helium permite que você faça o backup de seus dados e aplicativos, salvando-o em cartão SD ou na nuvem. O aplicativo também é capaz de sincronizar dados de apps a partir de outros dispositivos Android.

App Backup Restore Transfer

Para quem quer fazer backup e restaurar apps do Android, o App Backup Restore Transfer pode ser uma boa pedida. Além de permitir backup em lote, o app restaura as aplicações do cartão SD, faz a desinstalação de apps, realiza backup automático dos apps no momento da instalação e disponibiliza o uso do armazenamento do aparelho para o usuário.

Super Restauração de Backup

Outra possibilidade entre os aplicativos de backup e restauração é o Super Restauração de Backup. A ferramenta permite que o usuário faça o backup de aplicativos, contatos, SMS, chamadas e calendário para o cartão SD, Google Drive ou Gmail. Também é possível programar backups automáticos nas configurações do programa.

Foto: Canaltech

Tem outras dicas de aplicativos para fazer backup? Deixe as suas sugestões nos comentários!

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade