PUBLICIDADE

Celular novo? Confira 10 ajustes que precisam ser feitos no seu smartphone

22 nov 2017 - 08h20
Compartilhar
Exibir comentários

Com a compra de um novo Android ou iPhone, o usuário precisa fazer algumas alterações nas configurações padrão para garantir a segurança do aparelho e de seus dados, e para deixar o aparelho com a sua personalidade. Essas modificações envolvem a inserção de senhas, PINs, tempo de bloqueio de tela, localização, entre outras.

Veja abaixo 10 dicas de como configurar o seu novo smartphone:

1. Escolha alguns atalhos de funcionalidades

Foto: Canaltech

Tanto o Android quanto o iOS contam com a opção de escolher os recursos mais utilizados para serem exibidos como atalhos. Assim, se torna ainda mais fácil o acesso a cada um deles.

No iOS, os atalhos estão presentes na Central de Controle; no Android, no Painel de Notificações.

2. Assistentes pessoais

Os dois sistemas operacionais contam com comandos de voz para a interação com assistentes pessoais: "Hey, Siri" no iOS e "Ok, Google" no Android. Não se esqueça de fazer a configuração da sua voz no aparelho para executar funções sem precisar usar as mãos.

3. Bloqueio por falta de uso

Às vezes pode acontecer de o usuário esquecer de bloquear a tela depois de usar o aparelho, deixando ele vulnerável a ataques em casos de roubo ou perda. Também é possível que a pessoa deixe um tempo muito longo até que o bloqueio seja feito automaticamente.

O ideal é programar para que este bloqueio automático seja feito em poucos segundos após o uso. Se você é usuário de Android, o recurso pode ser encontrado em diferentes opções, bastando buscar na opção "Tela", em "Configurações". No iPhone, vá em "Ajustes" > "Tela e Brilho" > "Bloqueio automático".

Foto: Canaltech

4. Ajuste as configurações de localização

O seu smartphone vai seguir todos os seus passos se estiver com a localização ativada. Se você optar por desligar esse recurso, vai encontrar dificuldades nas recomendações de locais ou nas instruções do GPS. Então, a melhor solução é ativar ou bloquear a localização de cada aplicativo.

5. Garanta a segurança de seu aparelho

Foto: Canaltech

Antes de sair de casa com o seu novo smartphone, certifique-se de que as configurações de bloqueio estão programadas. Esta medida de segurança é crucial não só para os apps de redes sociais, mas também para usuários de aplicativos de banco e contas de email.

Procure ativar todas as formas de bloqueio disponíveis no seu aparelho, como senha, TouchID e FaceID.

6. Configure um destino para as fotos

Imagens são os itens que mais ocupam espaço dentro do seu celular, sejam as fotos tiradas com a câmera do aparelho ou recebidas em aplicativos de mensagens.

O ideal seria, assim que comprar o aparelho, definir um local para fazer o backup de suas fotos. Usuários de iOS podem optar pelo iCloud, da própria Apple, cujo único defeito é o armazenamento limitado. Então, o mais recomendado, também no Android, é o uso do Google Photos.

Nele, o armazenamento é ilimitado para fotos com a qualidade alta e de 15 GB para a qualidade original.

7. Encontre meu aparelho

Configure o seu smartphone para que ele seja encontrado em caso de perda ou roubo. No Android, a localização é feita pelo "Encontre meu dispositivo"; no iPhone pelo "Buscar iPhone". Para configurar, acesse as opções de segurança do seu aparelho.

8) Cartão SD

Foto: Canaltech

Usuários de Android contam com a vantagem de poder aumentar a memória do aparelho com um cartão microSD. Para garantir que você possa usar todos os aplicativos que desejar, não se esqueça de adquirir mais espaço de armazenamento com a compra de um cartão.

9. SMTP e POP3

Usa o email do trabalho no celular? Então não perca nenhuma mensagem urgente e faça a configuração da sua conta de e-mail com o seu aparelho. 

A integração pode ser feita no Gmail, Yahoo ou Outlook, e para usuários de iOS e Android. Clique aqui para aprender!

10. Configurar APN

Muitas vezes, ao comprar um celular novo, os dados podem não funcionar, e para solucionar o problema é preciso configurar a APN com a operadora manualmente.

Cada prestadora de serviços conta com uma configuração diferente, então será preciso entrar em contato com a sua para se informar sobre os dados a serem inseridos.

No iPhone, a APN pode ser alterada no seguinte caminho: "Ajustes" > "Celular" > "Opções de Dados Celulares" > "Rede Celular".

No Android, o caminho pode ser diferente em cada versão do sistema operacional ou modelo do aparelho. Busque nas configurações por "Redes móveis", "Pontos de acesso" e "APNs".

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade