PUBLICIDADE

Apple submete emojis sobre acessibilidade para aprovação da Unicode Consortium

23 mar 2018 - 17h30
(atualizado em 24/3/2018 às 16h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple submeteu ao Unicode Consortium um arquivo para apresentar novos emojis de representações de acessibilidade, desde personagens em cadeiras de rodas a cães-guias, braços e pernas biônicos. São 9 tipos novos de caracteres propostos, mais as variações étnicas de cada um.

Isso não garante que os emoji realmente devam vir em uma nova atualização, mas é um primeiro passo para que isso aconteça. O Unicode Consortium é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a padrões e dados de internacionalização de software. Ou seja, é a instituição que define os padrões de emojis que serão utilizados pelas empresas. A corporação já fechou a lista dos caracteres disponíveis para a versão 11.0 dos emojis para este ano, de forma que tais desenhos deve ser disponibilizados somente no ano que vem.

Os novos emojis representando pessoas com deficiências (Imagem: Emojipedia)
Os novos emojis representando pessoas com deficiências (Imagem: Emojipedia)
Foto: Canaltech

O próprio arquivo enviado pela Apple reconhece que ainda são poucas as possibilidades apresentadas para pessoas com deficiências mas considera a iniciativa como um ponto de partida para isso. "A adição de emoticons emblemáticos às experiências de vida dos usuários ajuda a promover uma cultura diversificada que inclui a deficiência. Os emoji são uma linguagem universal e uma poderosa ferramenta de comunicação, bem como uma forma de expressão pessoal, e podem ser usados não apenas para representar a própria experiência pessoal, mas também para mostrar apoio a um ente querido", apresenta no documento.

Vale lembrar que a Apple tem uma seção área em seu site para explicar a usuário como usar seus aparelhos de forma mais acessível.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade