PUBLICIDADE

Aplicativo ajuda mulheres grávidas a encontrarem lugares vagos no metrô

12 dez 2017 - 08h25
Compartilhar
Exibir comentários

Começou a ser testado nesta segunda-feira (11) um aplicativo que vai permitir às mulheres gestantes que utilizarem o metrô de Tóquio mais facilidade para utilizarem os assentos preferenciais. Como a maioria das pessoas que se senta nos bancos de uso exclusivo para pessoas grávidas não percebe a chegada de gestantes por estarem olhando as telas de seus smartphones, o aplicativo foi desenvolvido para facilitar o momento embaraçoso de pedir a um passageiro que se levante para que a pessoa em gestação possa usufruir do seu direito de sentar nos locais reservados.

pregnant
pregnant
Foto: público / Canaltech

Ao subir no vagão do metrô, a pessoa gestante pode enviar ao aplicativo uma mensagem alertando a necessidade de encontrar um lugar vago. A plataforma, então, faz todo o serviço sozinha, enviando um pedido para que os usuários que porventura estejam sentados nos assentos dedicados às pessoas grávidas se levantem, cedendo lugar a quem precisa.

A iniciativa vem em um momento em que a população japonesa está envelhecendo, dadas a alta expectativa de vida e taxas de natalidade baixas, o que pode ser um grande problema inclusive para a economia do país.

O aplicativo, que entra hoje em testes na linha Ginza do metrô, ainda não tem data para ser lançado, mas o intuito é que a tecnologia seja comercializada para outros países o quanto antes.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade