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Marcelinho Lendo Contos Eróticos: 'não dá para forçar o sucesso'

30 jan 2013 - 14h49
(atualizado em 19/6/2018 às 11h24)
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Foi só o vlogueiro Erik Gustavo tirar o Marcelinho para fora da mochila para que dezenas de campuseiros se aglomerassem em sua volta querendo tirar um foto ou simplesmente pedir para o boneco "arrumar o cabelinho". Erik Gustavo alcançou essa fama com a série de vídeos Marcelinho Lendo Contos Eróticos no YouTube, que em um período de 10 meses elevaram Erik a um status de celebridade que nem mesmo um programa na MTV em 2010 havia conseguido.

Marcelinho faz sucesso na Campus Party Brasil 2013
Marcelinho faz sucesso na Campus Party Brasil 2013
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O canal no YouTube é exatamente isso que você está pensando: o boneco Marcelinho ganha vida quando seu dono Erik sai de casa e aproveita para ler contos eróticos na internet. A inusitada mistura entre o comportamento e vozes infantis do boneco com os picantes mal escritos contos eróticos da internet transformaram os vídeos em um sucesso instantâneo. O canal Alta Cúpula, onde estão hospedados os vídeos do Marcelinho, tem dois anos e mais de 24.2 milhões de visualizações, grande parte delas pela popularidade da série.

"O Marcelinho não foi feito para fazer sucesso, foi feito porque eu achei a ideia engraçada e que algumas pessoas iam achar graça também. Acho que esse é o segredo para ter um vlog de sucesso. A parada é ser criativo, forçar para ser sucesso não é a receita", diz Erik. "O próprio Marcelinho vai ter que se reinventar para continuar", avalia.

O sucesso do Marcelinho foi instantâneo. Já no primeiro vídeo, ele atingiu o primeiro milhão de visualizações muito rapidamente. "Foi meio que surpresa. A gente já tinha o Alta Cúpula havia um tempo e fazia um certo sucesso num nicho específico, mas o Marcelinho foi o que estourou", disse.

E dá pra ganhar dinheiro sendo blogueiro? "Dá, e não só com YouTube. Existe propaganda pra internet, licenciamento de produto, merchandising. É só saber aproveitar", afirma ele, que já tem uma linha de produtos como camisetas e bonecos com a marca do Marcelinho. "Mas tem que tomar cuidado para que essa exposição não mate o personagem", alerta.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

Fonte: Terra
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