PUBLICIDADE
AO VIVO
Veja tudo o que rolou na Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Secretaria de Saúde confirma a primeira morte por leptospirose após início das enchentes

Existem cuidados que devem ser tomados ao limpar a lama após o fim das enchentes, pois a bactéria pode estar nas superfícies

20 mai 2024 - 21h39
Compartilhar
Exibir comentários

A morte de um morador de Travesseiro, no Vale do Taquari, por leptospirose foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (20). Esse foi o primeiro óbito após o início das enchentes que afetam o RS desde o fim de abril. Até o momento, não se sabe o sexo e a identidade da vítima.

Foto: Giulian Serafim/PMPA / Porto Alegre 24 horas

A leptospirose é uma doença transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais - principalmente ratos - infectados pela bactéria Leptospira. A doença apresenta risco de morte, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. 

A bactéria pode entrar no corpo por meio de cortes ou arranhões e através das mucosas, sobretudo a boca. Os sintomas mais comuns são a febre alta, dor muscular, dor abdominal, coloração amarelada na pele, calafrios, fadiga, diarreia, náuseas e vômito. Os sintomas podem levar até um mês para aparecer, mas o período de incubação varia entre sete a 14 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, a evolução para quadros graves ocorre em 15% dos casos. A manifestação clássica da leptospirose nesse tipo de paciente é a síndrome de Weil, caracterizada pela chamada tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar.

Existem cuidados que devem ser tomados ao limpar a lama após o fim das enchentes, pois a bactéria pode estar nas superfícies.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade