Relembre Greg Biffle: ex-piloto da Nascar faleceu em acidente nos EUA
Conhecido por seu tempo na Nascar moderna, o ex-piloto Greg Biffle, 55, faleceu na última quinta-feira (18) em um acidente aéreo nos Estados Unidos. Campeão em duas divisões nacionais e vencedor de inúmeras corridas na elite da categoria, o norte-americano construiu um grande legado no automobilismo.
O acidente
Na última quinta-feira (18), Greg Biffle, sua esposa Cristina e filhos faleceram em um acidente aéreo. A confirmação veio do deputado republicano Richard Hudson, que era amigo da família e descreveu a perda como "inimaginável". Além dos Biffle, dois tripulantes da aeronave também morreram.
Segundo o Aeroporto Regional de Statesville, o avião caiu durante o pouso, por volta das 10h15 (12h15 no horário de Brasília): "Podemos confirmar que houve um incidente com uma aeronave no Aeroporto Regional de Statesville", postou o perfil do aeródromo no Facebook.
"A FAA (sigla em inglês da Administração Federal de Aviação) está a caminho e investigará o incidente", informou o aeroporto. "Atualizações serão fornecidas assim que as informações estiverem disponíveis".
A pista do local possui 2.135 metros e fica localizada ao longo de duas rodovias da região. De acordo com o site da cidade de Statesville, a estrutura é municipal e oferece hangares e outras instalações para aeronaves executivas de todos os portes da Fortune 500 e diversas equipes da Nascar.
Quem era Greg Biffle?
Greg Biffle nasceu em Vancouver, no estado de Washington, noroeste dos EUA. Norte-americano nato, começou no automobilismo por meio de categorias locais, especialmente nas pistas curtas, mas logo chamou a atenção de grandes equipes nacionais.
Após sua entrada no automobilismo, o atleta ascendeu rapidamente nas categorias de base. No entanto, a maior parte da projeção de Greg veio de seu triunfo na Truck Series, onde conquistou o título em 2000. A vitória abriu caminho para uma trajetória brilhante nas categorias de acesso à Nascar.
Em 2002, Biffle foi campeão da Busch Series, hoje conhecida como Xfinity Series. O triunfo na categoria de base foi o suficiente para convencer os grandes chefões e o público de que estava pronto para competir na divisão principal.
Durante sua passagem pela Cup Series, Greg manteve uma carreira sólida. Na Nascar, competia pela Roush Racing, onde venceu diversas corridas e brigou por títulos ao longo de diferentes temporadas. Em seu auge, Biffle chegou a ser inspiração para um videogame.
Ao longo de sua carreira, Greg Biffle manteve um estilo de pilotagem consistente. Conhecido por sua leitura estratégica em corridas longas, o piloto se destacou em ovais intermediários e por manter desempenho forte ao longo de campeonatos extensos.
Quando a aposentadoria chegou, Greg manteve sua proximidade com o automobilismo. Em 2016, deixou a Cup Series em tempo integral, mas seguiu participando pontualmente de eventos e mantendo presença no meio esportivo.
Em sua vida pessoal, Greg foi casado com Christina Biffle. O relacionamento foi oficializado em 2023 e gerou um filho, Ryder Jack. No entanto, o piloto também tinha outra filha, Emma Elizabeth, fruto de um casamento anterior, com Nicole Lunders.
Ver essa foto no Instagram