PUBLICIDADE

Climatempo

Recorde de calor em Campo Grande (MS)

Interior do MS registra 40,0°C

9 jan 2017 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

Cidades de  estiveram entre as mais quentes do Brasil no fim de semana. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em alcançou 40,0°C na tarde do domingo, 9 de janeiro, e foi a mais alta no Brasil neste dia. Mas  e Nhumirim também entraram a lista dos 10 locais mais quentes no Brasil neste domingo.

Recorde de calor em Campo Grande

, capital de Mato Grosso do Sul, teve um duplo recorde de calor nas últimas 24 horas. A madrugada desta segunda-feira, 9, e a tarde do domingo, 8, foram as mais quentes do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesta segunda-feira uma temperatura mínima de 23,8°C. A máxima do domingo foi de 34,2°C. Esta foi a maior temperatura em Campo Grande desde o dia 24 de novembro de 2016, quando a máxima foi de 34,5°C.

Foto: Climatempo

Por que esquentou tanto?

Uma massa de ar muito quente e seco vem atuando há vários dias sobre a região norte da Argentina e sobre o Paraguai, atingindo também  e o extremo sul da Bolívia. Com a redução da umidade no ar e da chuva nos últimos dias, o calor aumento muito.

O calor vai continuar intenso até o fim desta semana em Mato Grosso do Sul e cidades do pantanal, próximas da fronteira com o Paraguai poderão registrar 40°C.

Chuva

A maioria das áreas de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva no decorrer desta semana, mas a chuva ocorre de forma irregular, beneficiando poucas áreas. Não há condições para chuva generalizada e prolongada sobre o estado. Mas a população deve ficar muito atenta, porque mesmo sendo em pequenas áreas, estas pancadas de chuva podem cair na forma de temporais, inclusive em . Chuva pode vir com raios e ventania!

Pancadas de chuva no Centro-Oeste

Pancadas de chuva são esperadas para todos os estados do Centro-Oeste no decorrer desta semana, especialmente à tarde e à noite. Não há previsão de grandes áreas de chuva que provocam chuva persistente, mas as pancadas de chuva podem cair fortes, deixando grandes volumes em poucas horas.

A semana segue quente, com temperaturas em geral mais altas do que normalmente se teria nesta época. Isto ocorre porque a quantidade de nuvens e de chuva sobre o  fica abaixo do normal para esta época.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade