Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem era Terezinha Rêgo, pesquisadora de fitoterapia que morreu nesta sexta?

Farmacêutica estava internada há uma semana em um hospital particular de São Luís

3 mai 2024 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Terezinha Rêgo, professora e figura de referência no campo da fitoterapia, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3) aos 91 anos. Ela estava internada em estado grave em São Luís há uma semana bater a cabeça em uma queda.

Terezinha Rêgo, figura importante para a fitoterapia, faleceu nessa sexta
Terezinha Rêgo, figura importante para a fitoterapia, faleceu nessa sexta
Foto: Reprodução/Governo do Maranhão / Perfil Brasil

A família de Terezinha compartilhou que ela havia sido diagnosticada com pneumonia. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória.

A doutora estudava o poder de cura das plantas. Foram mais de 55 anos dedicados à análise da flora medicinal existente no Maranhão

Quem foi a professora Terezinha Rêgo?

Doutora em Botânica e antiga professora titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ela era reconhecida mundialmente pelo seu estudo da flora medicinal do Maranhão. Terezinha também foi uma das fundadoras da Academia Maranhense de Ciências.

Seu interesse pelas plantas a acompanhou desde criança. A maranhense se formou em farmácia na UFMA e logo depois já começou a fazer pesquisas sobre hortas medicinais. Para melhorar o acesso da população a tratamentos de saúde, ela chegou a criar hortas medicinais na periferia de São Luís ainda no início da sua carreira.

Terezinha estudou e criou remédios a base do mel. Até 2020, ela já havia lançado mais de 48 produtos naturais e chás medicinais. A farmacêutica também estudou a chanana, flor amarela que melhora o sistema imunológico e já foi utilizada em tratamentos de câncer.

Além de ter atuado na formação de estudantes de farmácia, realizou pesquisas de medicina popular através da fitoterapia. Ela fundou o projeto de Fitoterapia no Herbário Ático Seabra, que já catalogou quase 11 mil espécies originárias da flora maranhense.

Terezinha deixa duas filhas. Tânia Maria Silva Rêgo é professora e doutoranda em música e Telma Maria Silva Rêgo instrutora de filosofia.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade