Que óleo está substituindo o azeite de oliva na cozinha?
O aumento no preço do azeite de oliva, tem levado muitas pessoas a procurar alternativas mais acessíveis sem comprometer a saúde ou o paladar. Uma dessas alternativas é o óleo de canola, conhecido por sua leveza e versatilidade culinária.
Produzido a partir de uma variedade especial de colza, o óleo de canola é amplamente elogiado por seu perfil nutricional. De acordo com Jane Mara Block, professora das disciplinas de Tecnologia de Óleos e Gorduras e Bioquímica de Alimentos II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é benéfico à saúde quando introduzido na dieta.
"Os estudos têm apontado muitas vantagens no consumo do óleo de canola. Ele apresenta em torno de 60% de um ácido graxo monoinsaturado, o ácido oléico. As pesquisas indicam a relação com o aumento do HDL, chamado de colesterol bom, protegendo contra as doenças cardiovasculares", afirma a especialista ao site Globo Rural.
No entanto, ela faz uma ressalva: "Nenhum óleo foi feito para ser aquecido. Quando isso acontece, ele pode perder propriedades importantes e gerar produtos de decomposição prejudiciais à saúde. O óleo de canola e outros óleos podem ser aquecidos? Sim, mas é preciso entender que a composição será alterada", alerta a professora.
Além disso, a especialista afirma que "se o óleo for utilizado para fritura de imersão, por exemplo, ela orienta que não ocorra a repetição, ou seja, é preciso descartá-lo".
Óleo de canola como alternativa ao azeite de oliva
Ressalvas à parte, o óleo de canola é sua alta concentração de gorduras monoinsaturadas, que são conhecidas por ajudar a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Ademais, aumentam o HDL, o colesterol bom, beneficiando, assim, a saúde cardiovascular.
O consumo do óleo de canola regularmente pode ajudar na regulação do colesterol de várias maneiras. Ele é eficaz na redução do LDL, contribuindo para evitar o acúmulo de placas nas artérias, e na elevação do HDL, que ajuda na remoção de gorduras prejudiciais das artérias.
Por fim, não só seu sabor suave o faz destacar-se, como também seu custo mais acessível em relação ao azeite de oliva, permitindo que as pessoas o integrem facilmente na dieta e em receitas sem exceder o orçamento.