PUBLICIDADE

PSDB critica governos que "atentam contra democracia"

Manifesto foi lançado no congresso do partido neste sábado em Brasília

7 dez 2019 - 16h47
(atualizado às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O PSDB lançou neste sábado um manifesto, síntese do seu congresso realizado hoje em Brasília, com o título "Acima de tudo, democracia", em que assume um "compromisso com a recuperação do País".

Congresso Nacional do PSDB 2019 ocorre neste final de semana em Brasília
Congresso Nacional do PSDB 2019 ocorre neste final de semana em Brasília
Foto: Reprodução Twitter PSDB Nacional / Estadão Conteúdo

O documento também faz críticas. "Sempre que o governo, qualquer governo, investe contra as instituições, age com desrespeito e intolerância, ameaça a nossa democracia, as liberdades, adota iniciativas e atitudes autoritárias e anticivilizatórias, o PSDB esteve, está e estará do lado diametralmente oposto".

O partido diz ainda que não irá admitir qualquer tentativa de retorno "aos tempos sombrios do autoritarismo".

O manifesto foi apresentado e lido pelo presidente do partido Bruno Araújo durante o congresso. Nas semanas que antecederam o evento, o partido promoveu uma consulta prévia pela internet para ouvir a militância tucana a respeito de temas sobre os quais a sigla vai se posicionar oficialmente. A ideia é que o resultado da enquete sirva de base para a votação dos 700 delegados esperados no evento.

O PSDB chegou a apresentar no congresso algumas das diretrizes do partido, resultado dessa enquete, como manutenção do Bolsa Família, como política de Estado inscrita na Constituição, apoio às privatizações e adoção do voto distrital. Houve críticas por parte do público presente. Um grupo reclamou da falta de posicionamento em relação às mulheres. O deputado Marcus Pestana (MG) foi ao microfone dizer que o documento ainda não estava consolidado e que novos pontos seriam incluídos ainda.

Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que passa por um tratamento de saúde, não pôde comparecer, mas enviou um vídeo que foi exibido durante o congresso. Ele falou sobre projetos econômicos da sua gestão e foi aplaudido pelo auditório.

Veja também:

Clima quente na CPMI das Fake News:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade