PUBLICIDADE

Projeto em Porto Alegre cataloga árvores ameaçadas de extinção

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade identifica árvores nativas para produção de mudas

17 abr 2024 - 11h52
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre está empenhada em catalogar árvores mães em diversas regiões da cidade. O projeto, que selecionou 60 espécies nativas do Rio Grande do Sul, já catalogou 189 árvores. O objetivo principal é coletar sementes de plantas saudáveis para produzir mudas destinadas ao plantio em áreas públicas.

Desenvolvido pela Coordenação de Arborização Urbana da secretaria, o trabalho envolve a identificação e o mapeamento de árvores de espécies ameaçadas de extinção e pouco produzidas em viveiros comerciais, mas saudáveis na cidade. Após a seleção das espécies aptas, os técnicos coletam as sementes, que são levadas ao Viveiro Municipal para a produção de mudas. Essas mudas serão posteriormente destinadas a praças, parques e vias públicas do município.

O coordenador do Viveiro Municipal, Rogério Schmidt, explicou: "Ao coletarmos sementes de árvores que já estão adaptadas às condições climáticas da cidade, conseguimos capturar também cerca de 60% dessa genética para que as novas mudas sejam tão adaptáveis quanto as matrizes".

As sementes são coletadas de plantas desenvolvidas em diferentes condições climáticas e de solo, o que possibilitará, a longo prazo, estudos de genética e adaptabilidade das árvores urbanas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade