Professora flagrada agredindo aluno de 4 anos é presa; menino perdeu um dente
A professora que foi flagrada agredindo um aluno de apenas 4 anos na escola foi presa; o menino perdeu um dente com a agressão; veja o vídeo
A professora Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi presa preventivamente nesta sexta-feira (22) em Palmeira das Missões, após agredir um menino de 4 anos. O episódio ocorreu em uma escola de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, na última segunda-feira (18). Câmeras de segurança flagraram o momento em que a educadora atingiu a criança com uma pilha de livros, provocando ferimentos graves. O menino perdeu um dente, teve outros cinco comprometidos e precisará usar aparelho ortodôntico para corrigir os danos.
O que houve?
Segundo a delegada Thalita Giacomiti Andriche, responsável pelo caso, foi instaurado inquérito por maus-tratos qualificados pela lesão grave. Há possibilidade de enquadramento também como crime de tortura. Durante o depoimento, Leonice permaneceu em silêncio, acompanhada de um advogado. No vídeo, é possível ouvi-la gritar antes de lançar os livros contra o aluno. Logo após a agressão, a professora limpa o rosto da criança e a conduz para outro ambiente da escola.
Reação da família e medidas da escola
De acordo com os pais, a primeira versão apresentada pela professora foi de que o filho havia sofrido uma queda no banheiro. No entanto, a dentista que atendeu o menino questionou a gravidade dos ferimentos. "Rapaz, só um tombo, né? Causar tanto machucado numa criança?", relatou o pai sobre a reação da profissional de saúde. Os responsáveis exigiram acesso às câmeras, confirmaram a agressão e receberam pedido de desculpas da direção. A Escola Infantil Xodó da Vovó, que atende cerca de 90 alunos, demitiu imediatamente a funcionária e entregou o material à polícia. A instituição afirmou: "Reforçamos nosso compromisso diário com uma educação baseada no cuidado, na ética e no bem-estar das crianças".
O que o pai falou?
O pai desabafou sobre as consequências físicas e emocionais. "Ele não pode fazer força nos dentes. Então, é só papinha, só iogurte, sopinha, arroz e feijão amassado", disse. Ele destacou o impacto psicológico: "Sinto ele muito com medo. Qualquer barulho para ele, ele está assustado, até conosco. E é um trauma. Trauma para sempre". Apesar de reconhecer o apoio da escola, a família exige punição exemplar. "Quero que ela vá presa. O pior de tudo é ver o filho da gente ter que almoçar de canudo, jantar de canudo. Isso é o que mais dói".
Veja o vídeo da agressão:
🇧🇷 Brasil l Professora é demitida após agredir um aluno de 4 anos em Caxias do Sul (RS). pic.twitter.com/v5kp4TZznm
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) August 20, 2025