PUBLICIDADE

Risco de temporal em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste; veja previsão

Ar quente e úmido predomina sobre o país e facilita a formação de nuvens carregadas. Uma frente fria avança do Sul para São Paulo.

31 out 2023 - 04h46
(atualizado às 07h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro
Foto: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro
Foto: Climatempo

O ar quente e úmido está espalhado sobre quase todo o Brasil e permite a formação de muitas nuvens carregadas sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e em parte da Região Norte. Vários locais destas Regiões podem ter chuva forte.

Uma massa de ar seco predomina sobre o Nordeste e em parte do Norte do Brasil inibindo a formação de grandes nuvens.

A presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, e uma frente fria que avança do Sul para o litoral de São Paulo aumentam as condições para chuva no Sul do Brasil, em parte do Sudeste e em Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo para o Brasil para 31/10/2023 - terça-feira

Região Sul

A recente passagem de uma frente fria deixou áreas de instabilidade sobre a Região Sul, que provocam mais chuva nesta terça-feira. Mas a entrada do ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul reduz as condições para chuva neste estado.

No Paraná e em Santa Catarina, a situação ainda é de alerta para chuva forte e volumosa, que pode ocorrer várias vezes ao longo do dia. Os dois estados passam o dia com muita nebulosidade, mas podem ter períodos com mormaço. As capitais Curitiba e Florianópolis também podem ter chuva forte.

Já no Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas ainda há condições para chuva na maior parte do estado. Não chove apenas no centro-oeste e sul do estado. Pode chover com moderada a forte intensidade em Porto Alegre, no leste gaúcho e divisa com Santa Catarina.

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas ainda crescem por toda a Região. Há risco de chuva forte em todos os estados, mas a chegada de uma frente fria aumenta o risco de temporais sobre São Paulo, no centro-sul de Minas e no interior do Rio de Janeiro.

A maior parte do Sudeste tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. No oeste e sul de São Paulo, a chuva já começa na madrugada e manhã.  

O dia é abafado em todo o Sudeste.

Região Centro-Oeste 

O ar quente úmido predomina sobre o Centro-Oeste do país e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. Apenas o nordeste de Mato Grosso tem um dia com sol e tempo seco.

Nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade no oeste de Mato Grosso e no sudeste de Goiás.

Em Mato Grosso do Sul, o risco de temporais é maior porque este estado sente a influência da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo e de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o norte do Paraguai.  O centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde.

Região Nordeste

O ar seco continua predominando sobre o Nordeste do Brasil dificultando a formação de nuvens carregadas e de chuva sobre a maior parte da Região.

Quase todo o Nordeste tem um dia com sol forte, poucas nuvens e sem chuva.

Pode chover rapidamente no litoral entre Pernambuco e Sergipe e no litoral do Maranhão

No oeste e sudoeste da Bahia ocorrem pancadas de chuva com raios, a partir da tarde, mas o sol aparece forte.

Região Norte 

O ar seco predomina sobre parte da Região Norte, deixando quase todo o Pará, a maior parte de Roraima, do Amapá e Tocantins com predomínio de sol e sem chuva.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no extremo norte do Amapá, no sudoeste do Pará, no extremo sul do Tocantins e de Roraima.

O Amazonas, o Acre e Rondônia  têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no sul do Amazonas, Acre e Rondônia.

Risco de temporais para 31/10/23 (Arte: previsão e Climatempo)
Risco de temporais para 31/10/23 (Arte: previsão e Climatempo)
Foto: Climatempo

Alertas meteorológicos para 31/10/2023 - terça-feira

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Porto Velho e Rio Branco

Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com potencial para transtornos, com raios e rajadas de vento de até 80 km/h no centro/noroeste do Paraná.

Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo (exceto no noroeste do estado), no  no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e região da Grande Belo Horizonte, no Sul e interior do Rio de Janeiro, no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul.

Atenção para chuva moderada forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, no leste gaúcho, no noroeste de São Paulo, no litoral do Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e leste de Minas Gerais, no sudeste de Goiás, no oeste e norte de  Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas.

Atenção para o ar muito seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no interior da Bahia, no sertão de Alagoas, de Sergipe, de Pernambuco e da Paraíba, no interior do Ceará, no Piauí, no centro, sul e leste do Maranhão e no Tocantins

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade