Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

Publicidade

Inmet tem alerta de chuvas intensas e vendaval em Pernambuco; Apac mantém estado de atenção

Os maiores volumes de precipitação acumulada nas últimas 24 horas foram registrados na Região Metropolitana do Recife.

4 ago 2026 - 08h37
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Pernambuco está em alerta para chuvas intensas e ventos fortes nesta terça-feira, 4 de agosto. Os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atingem diferentes regiões do estado e apontam possibilidade de chuva de até 50 milímetros por dia, além de rajadas que podem chegar a 60 km/h.

O aviso de chuvas intensas, classificado como perigo potencial, começou na segunda-feira (3) e permanece válido até as 10h da quarta-feira (5). A área de abrangência inclui a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata pernambucana.

Inmet: chuva em cidade de Pernambuco.
Inmet: chuva em cidade de Pernambuco.
Foto: Portal de Prefeitura

Segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo de um dia. O cenário também inclui ventos de 40 a 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, há possibilidade de quedas de galhos, interrupções pontuais no fornecimento de energia, alagamentos e descargas elétricas.

Outro aviso prevê vendaval durante toda esta terça-feira, das 0h às 23h59. O alerta também tem grau de perigo potencial e engloba municípios do Sertão, São Francisco Pernambucano, Agreste e Zona da Mata.

Apac eleva nível de atenção

Diante da intensificação das condições meteorológicas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) elevou para estado de atenção o nível de alerta na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. No Agreste, a classificação passou para estado de observação.

Os maiores volumes de chuva acumulados nas últimas 24 horas foram registrados na Região Metropolitana. Até a atualização divulgada pela agência, os índices eram:

  • Paulista: 104 mm
  • Goiana: 91 mm
  • Abreu e Lima: 79 mm
  • Camaragibe: 72 mm
  • Recife: 70 mm

Os acumulados reforçam a necessidade de atenção, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.

Veja as orientações

Durante as rajadas, o Inmet recomenda não permanecer embaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é indicado retirar aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Os alertas podem ser atualizados conforme a evolução das condições meteorológicas.

Portal de Prefeitura
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra