Calor ganha força nesta terça, mas o pior ainda está por vir
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a onda de calor, reforçando os riscos à saúde por conta da situação climática adversa
O Rio Grande do Sul se prepara para receber um aumento significativo nas temperaturas a partir desta terça-feira (12), com picos ainda mais intensos previstos para o final da semana. De acordo com a Metsul meteorologia, os termômetros em diversas cidades gaúchas podem alcançar a marca dos 40ºC, intensificando a sensação de calor intenso.
Nesta terça, o calor se concentra principalmente nas regiões Oeste e Campanha, com máximas entre 35ºC e 37ºC em áreas como Uruguaiana e Bagé. Do Centro para o Oeste, a temperatura também sobe consideravelmente, com pontos da Campanha, vales e a Grande Porto Alegre registrando máximas próximas ou acima de 35ºC. A capital gaúcha pode chegar a 34ºC.
Apesar do predomínio do sol, áreas de instabilidade no Uruguai podem gerar nuvens no Rio Grande do Sul, sem, no entanto, trazer chances de chuva.
Pior do calor esta por vir
Os dias mais quentes da semana serão mesmo quarta e quinta-feira. O calor se intensifica em todo o estado, com máximas acima de 35ºC em diversas cidades. A capital Porto Alegre pode registrar entre 36ºC e 37ºC na quinta, enquanto a área metropolitana pode ter temperaturas entre 37ºC e 39ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a onda de calor. Segundo o alerta, são esperadas temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. As autoridades alertam para os riscos do calor intenso, como desidratação e insolação. É importante se manter hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e usar roupas leves e frescas.