PUBLICIDADE

Atenção! Ciclone na Argentina provoca mudanças no clima do Rio Grande do Sul

Ciclone extratropical gera ventos frios e influencia o tempo no Sul do Brasil

1 out 2023 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

Um ciclone extratropical que se formou na costa da Argentina está impactando o clima no Rio Grande do Sul, trazendo ventos frios do quadrante Sul, conforme indicado pela MetSul.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Esse ar frio resultará na formação de geadas no início da próxima semana em algumas cidades do estado, além de impulsionar uma frente fria que provocará chuvas no Centro do Brasil.

Imagens de satélite do GOES-16 capturadas no final da manhã de sábado mostram uma grande espiral de nuvens característica de um ciclone, posicionada a Leste da província argentina de Buenos Aires e ao Sul da foz do Rio da Prata, sobre o Oceano Atlântico.

Os dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) relatam os efeitos desse ciclone na costa atlântica da província de Buenos Aires. No sábado de manhã, a estação no aeroporto do Balneário de Mar del Plata indicava céu nublado e temperaturas abaixo de 10°C, porém sem ventos fortes.

Cidades próximas ao centro do ciclone, como Montevidéu e Buenos Aires, também não registraram ventos intensos, mas as temperaturas estavam significativamente baixas para o último dia de setembro. No Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, a temperatura era de apenas 11°C às 11h da manhã, enquanto no Aeroporto Internacional de Carrasco, na área metropolitana de Montevidéu, era de 13°C.

A expectativa é que esse ciclone extratropical no Atlântico Sul, embora não seja muito intenso, siga uma trajetória em sentido Leste-Nordeste no início desta semana, sem, no entanto, atingir a área continental do Sul do Brasil.

Esse ciclone na costa da Argentina está impulsionando uma massa de ar mais frio em direção ao Rio Grande do Sul, o que manterá as temperaturas amenas para esta época do ano.

A influência desse ar frio será mais acentuada, resultando na formação de geadas em algumas regiões do estado.

Com a informação MetSul.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade