Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ar muito seco deixa grande parte do Brasil em situação crítica

Níveis de umidade do ar abaixo de 20% poderão ocorrer no DF e em pelo menos 12 estados brasileiros nesta terça-feira

3 set 2024 - 02h46
Compartilhar
Exibir comentários

 O ar muito seco e quente predomina sobre o Brasil nesta terça-feira.  níveis de umidade do ar abaixo dos 10% poderão ocorrer novamente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Temperaturas próximas dos 40°C são esperadas para áreas do centro-oeste do norte do Brasil.

Uma frente fria se afasta  em alto mar,  na altura do Espírito Santo,  e outra avança pela costa do Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Risco de baixa umidade no Brasil para 3/9/24 (Fonte: Climatempo)

Região Sul

Não há previsão de chuva para o sul do Brasil nesta terça-feira.  Apenas o litoral sul gaúcho, o litoral de Santa Catarina e do Paraná terão períodos com muitas nuvens, mas o sol aparece. 

O sol predomina sobre o Sul do Brasil, mas há condições para a formação de nevoeiro ao amanhecer em todas as regiões do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina e também no leste do Paraná. As capitais Curitiba e Porto Alegre também podem ter problemas com visibilidade ao amanhecer por causa do nevoeiro.

Níveis de umidade no ar abaixo dos 20% poderão ocorrer no centro-norte e noroeste do Paraná

Região Sudeste

O sol forte e o ar muito seco predominam sobre a Região Sudeste do Brasil nesta terça-feira.  Não há condições para chuva em nenhuma área do Sudeste.

O vento marítimo espalha o ar úmido pelo leste da região e por isso muitas nuvens se formam, em alguns períodos do dia, pelo litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Atenção para problemas de visibilidade por causa da formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo, incluindo a grande São Paulo e na região da Zona da Mata mineira.

O norte e o oeste do estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e todo o oeste de Minas Gerais estarão entre as áreas mais secas do Brasil, com nível de umidade no ar abaixo de 12%.

Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste do país deve ser novamente a mais quente e a mais seca nesta terça-feira. Níveis de umidade no ar abaixo de 12%, poderão ser registrados nas horas mais quentes do dia,  em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, no centro-sul e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.

Não há condições para a chuva na região centro-oeste do país e as temperaturas  permanecem muito elevadas. Áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso poderão registrar calor em torno dos 40°C.

As capitais Cuiabá,  Goiânia e Campo Grande devem ficar entre as mais secas e mais quentes do país.

Região Nordeste

Quase toda a Região Nordeste tem um dia com muito sol e pouca nebulosidade nesta terça-feira. Só há previsão de chuva para poucas áreas na faixa litorânea entre Salvador e o leste do Rio Grande do Norte.

Atenção para a chuva moderada na região de João Pessoa e no litoral sul de Sergipe.

A maioria das áreas no interior do Nordeste fica sujeita a níveis de umidade no ar abaixo dos 30%. O sul do Maranhão e do Piauí podem ter horas com níveis de umidade abaixo de 20%. No oeste da Bahia,  há risco de níveis de umidade abaixo de 12%.

Região Norte

Na Região Norte do Brasil, o tempo muito seco e quente predomina sobre o Tocantins no centro,  sul e leste do Pará, em Rondônia, no Acre,  no extremo sul e leste do Amazonas.

Nas demais áreas do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará a chance de algumas pancadas de chuva com raios,  mas de forma isolada. 

Atenção para o risco de chuva moderada forte em Roraima, no Noroeste do Pará e no Noroeste do Amazonas.

Níveis de umidade do ar abaixo de 12% poderão ser observados em áreas do Tocantins. As capitais Palmas,  Porto Velho e Rio Branco devem ficar entre as mais quentes e secas do país nesta terça-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade