Prefeitura instala barreiras de proteção na Orla do Guaíba
O nível do Guaíba voltou a subir e, na manhã desta terça-feira (24), a régua do Cais Mauá indicava 2,82 metros, provocando o avanço das águas sobre os armazéns do local
A pedido da prefeitura, a concessionária Gam3 Parks, responsável pela gestão do trecho 1 da Orla, e a empresa contratada para execução das obras iniciaram na segunda-feira, 23, a instalação de barreiras nos decks de madeira e metal. A medida tem caráter preventivo e busca evitar a circulação de pessoas e animais nos locais mais vulneráveis, especialmente em áreas com terreno plano.
A ação ocorreu após vistoria técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), decorrente dos episódios de chuvas intensas que elevaram o nível do Guaíba. O objetivo foi avaliar as condições das estruturas e acompanhar o andamento das obras de revitalização em Ipanema, Lami e no trecho 1. A vistoria técnica incluiu também o trecho 3 da orla.
O nível do Guaíba voltou a subir e, na manhã desta terça-feira (24), a régua do Cais Mauá indicava 2,82 metros, provocando o avanço das águas sobre os armazéns do local. A cota de inundação no ponto é de 3 metros. A situação se agravou com ventos fortes e ondas elevadas, que favorecem o alagamento da área.
Em outro ponto de medição, na Usina do Gasômetro, o nível chegou a 3,28 metros, superando a cota de alerta local, que é de 3 metros. A cota de inundação nessa área é de 3,60 metros.