Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Preço da carne bovina cai 16% no RS em 2023

Maior oferta e baixa demanda explicam redução de preços

15 jan 2024 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

Em um desenvolvimento significativo no setor de alimentos, o preço da carne bovina caiu 16% no Rio Grande do Sul em 2023. Esse declínio é atribuído a uma combinação de maior oferta, queda no valor do gado e baixa demanda da população, que enfrenta um cenário de endividamento e inadimplência.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Após anos de preços elevados que reduziram o consumo de carne bovina por muitas famílias, a pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) da UFRGS trouxe essas informações à tona. Filé mignon, contrafilé e vazio foram alguns dos cortes que apresentaram as maiores quedas no estado.

A redução de preços é resultado de uma série de fatores, incluindo a diminuição da demanda externa e o aumento da oferta. O ano de 2023 foi marcado pelo aumento na produção de carne, uma vez que os pecuaristas, recebendo menos pelo gado, tiveram que vender mais animais, aumentando a oferta de carne no mercado.

Além disso, o endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras também influenciaram essa tendência. Cerca de 44% dos adultos no Brasil estão inadimplentes, o que impacta diretamente na demanda por carne bovina, um produto sensível às condições econômicas.

Esse movimento nos preços foi observado nos principais mercados consumidores de carne bovina do estado, com a maior parte da pesquisa concentrada em Porto Alegre. A pesquisa do NESPro, que existe há cerca de 10 anos, revela que os preços dos cortes de carne são uma média de todas as consultas realizadas, e podem variar dependendo do local de compra e da região.

Os dados da inflação oficial do país, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também mostram uma retração no item carnes, principalmente cortes bovinos, que caiu 9,40% em 2023 na região metropolitana de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra