PM atira em adolescente de 16 anos em briga de trânsito no Distrito Federal
Confusão ocorreu após jovem de 18 anos, irmã da vítima, bater moto contra veículo do policial; adolescente passou por cirurgia
Um policial militar baleou um adolescente de 16 anos na perna, na noite de terça-feira, 22, durante uma briga de trânsito no Distrito Federal. A confusão teria começado após uma jovem inabilitada, de 18, bater a moto contra o carro do PM. Testemunhas contam que o irmão da condutora da moto tentava defendê-la.
O acidente ocorreu por volta das 20h, em frente a um condomínio, no bairro Jardim Botânico. De acordo com a TV Globo, o PM, lotado no Batalhão de Operações Especiais (Bope), pediu a habilitação da motociclista, que estava sem capacete no momento do ocorrido.
Enquanto tentavam resolver a situação, a condutora da moto ligou para a família, que mora no condomínio em frente ao local do acidente, e o policial ligou para a PM, a fim de encaminhá-la até a delegacia. Pouco depois, o pai da jovem chegou, e ambos começaram a discutir.
Um vídeo exibido pela emissora mostra a gravação que flagrou quando o policial segura a mulher pelo pescoço. Uma pessoa grita: "Que absurdo, solta ela". Em seguida, o pai da jovem vai para cima da autoridade. O irmão da jovem aparece instantes depois, e bate no policial. Nesse momento, é possível ouvir dois disparos. "Para senhor", grita uma mulher.
Um dos tiros atingiu a perna do rapaz, que caiu ao chão. O PM, que estava de folga, afasta-se com a arma empunhada e apontada para o pai da jovem, enquanto pessoas apedrejam seu veículo, onde estava o filho de 9 anos. A confusão só termina após equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegarem ao local.
O adolescente foi conduzido para um hospital da região, onde passou por cirurgia. Ele não corre risco de vida.
Versão da Polícia
Em nota, a Polícia Militar informou que a jovem tentou fugir do local logo depois do acidente, mas não conseguiu, chamando familiares que tentaram a todo custo retirar a jovem do local a fim de evitar os procedimentos de trânsito legais.
Segundo as autoridades, três pessoas agrediram o policial, que para conter os agressores e evitar que eles usassem sua arma contra si, efetuou dois disparos em direção ao chão, e um dos disparos atingiu o adolescente na perna. A criança que estava no carro saiu do veículo para se proteger do apedrejamento.
A nota ainda alega que os familiares da vítima ameaçaram o policial e disseram que pegariam uma faca para feri-lo. O caso foi registrado no 30ª DP do Distrito Federal, onde é investigado.