PUBLICIDADE

Pesquisa sobre relógio biológico ganha Nobel de Medicina

2 out 2017 - 07h27
(atualizado às 07h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Três pesquisadores americanos são destacados por decifrar como funciona nosso ritmo de sono-vigília. Ao longo da semana serão divulgados os Nobel de Física, Química, Literatura e Paz de 2017.Os pesquisadores americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael Young foram agraciados nesta segunda-feira (02/10) com o prêmio Nobel de Medicina de 2107, por seus estudos sobre mecanismos moleculares que controlam ritmos circadianos, o chamado relógio biológico.

Foto: Getty Images

"Suas descobertas explicam como as plantas, animais e humanos adaptam seus ritmos biológicos de forma a sincronizar com as revoluções da Terra", afirma a declaração do comitê do Instituto Karolinska na Suécia, responsável pela escola dos laureados com o prêmio.

Segundo o comitê, eles conseguiram "olhar dentro do nosso relógio biológico e elucidar seu funcionamento interno".

O ritmo circadiano adapta a fisiologia de uma pessoa às diferentes fases do dia, influenciando o sono, comportamento, níveis hormonais, temperatura do corpo e metabolismo, por isso também é chamado de ciclo vigília-sono.

Rosbash é pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Brandeis, em Massachusetts, enquanto Young trabalha na Universidade Rockefeller, na cidade de Nova York, e Hall, na Universidade do Maine. Os três dividirão o prêmio no valor de 1.1 milhão de dólares.

Veja também:

Aurora boreal é registrada por Agência Espacial Europeia:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade