PUBLICIDADE

Pesquisa põe AfD como segunda força política na Alemanha

20 fev 2018 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários

Partido populista de direita supera o SPD pela primeira vez em sondagem nacional. Resultado surge em momento delicado para os social-democratas, que iniciam votação, entre seus filiados, do acordo de coalizão com Merkel.O partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) superou o Partido Social-Democrata (SPD), o mais antigo do país, pela primeira vez em uma pesquisa de opinião nacional, despontando como a segunda força política da Alemanha, atrás da legenda da chanceler federal Angela Merkel.

Em terceiro lugar nas eleições federais do ano passado, AfD conquistou pela primeira vez assentos no Parlamento
Em terceiro lugar nas eleições federais do ano passado, AfD conquistou pela primeira vez assentos no Parlamento
Foto: DW / Deutsche Welle

Leia também: Os partidos alemães e a constituição do Bundestag

A sondagem, feita pelo instituto Insa e divulgada nesta segunda-feira (19/02) pelo jornal Bild, apontou que, se eleições gerais fossem realizadas no país no próximo domingo, a AfD receberia 16% dos votos. Nas eleições em setembro do ano passado, o apoio para os populistas foi de 12,6%.

O SPD, por sua vez, levaria 15,5% dos votos, o que corresponde ao nível mais baixo de apoio para o partido desde 2012, quando a sondagem começou a ser realizada. Em setembro, o SPD ficou em segundo lugar no pleito, com 20,5% dos votos, seu pior resultado da história em eleições federais.

Já o bloco conservador liderado por Merkel - a União Democrata Cristã (CDU) e seu aliado bávaro, União Social Cristã (CSU) - alcançaria um apoio de 32% se novas eleições fossem realizadas agora, um índice abaixo do conquistado em setembro, que fora de 33%.

Atrás dessas legendas, mas ainda conseguindo assentos no Parlamento, surgem o Partido Verde, com 13% dos votos, A Esquerda, com 11%, e o Partido Liberal Democrático (FDP), com 9%.

Ao publicar a pesquisa, o jornal Bild descreveu o resultado como "um golpe amargo para o SPD". Para o diretor do Insa, Hermann Binkert, por sua vez, a sondagem mostrou que "o bloco conservador é atualmente o único partido verdadeiramente popular" na Alemanha.

Popularidade do SPD em queda

Desde que o SPD voltou atrás em sua promessa de ir para a oposição - divulgada após o fracasso nas eleições de setembro - e anunciou sua intenção de explorar conversas com os partidos conservadores CDU e CSU, a legenda viu cair seu apoio entre os alemães.

A queda na popularidade, no entanto, ocorre num momento decisivo para os social-democratas, que tentam selar o acordo de coalizão com o partido de Merkel e sua aliada bávara. O pacto, fechado há duas semanas, ainda depende do aval dos cerca de 460 mil membros do SPD.

A votação entre os filiados, que ocorre pelo correio, teve início nesta terça-feira (20/02). Até o dia 2 de março, eles devem dizer se aprovam ou não a reedição da chamada "grande coalizão" com os conservadores. O resultado deve ser divulgado no fim de semana seguinte.

Um fracasso na formação da coalizão poderia forçar os alemães a voltarem às urnas - algo que nunca aconteceu - e decretar o fim da era Merkel, no poder há 12 anos. Outra saída para CDU/CSU seria formar um governo de minoria, algo que a chanceler federal já declarou ser improvável.

EK/dpa/afp/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade