Oscar Piastri pode igualar recorde de Senna durante GP do Azerbaijão
Líder do campeonato de 2025, o australiano Oscar Piastri pode adicionar mais um recorde ao seu histórico durante o GP do Azerbaijão neste domingo, 21. O piloto, que já venceu em Baku no ano passado, está 31 pontos à frente de seu companheiro de equipe, Lando Norris, e a uma linha de chegada para entrar para a história da equipe.
Com sete pódios em 16 corridas, Oscar Piastri tem a oportunidade de igualar-se a Ayrton Senna e Mika Häkkinen no recorde de mais vitórias em uma única temporada correndo pela McLaren F1 Team. O piloto brasileiro conquistou suas oito vitórias em 1988, enquanto Häkkinen repetiu o feito após uma década em 1998. Ambos conquistaram o título mundial em seus respectivos anos.
Com o calendário atual que contém 24 corridas, em comparação ao de 16 etapas de Senna e Häkkinen, o piloto tem a chance de não só atingir a mesma marca dos veteranos, mas também de ultrapassá-la caso vença em Baku, ou em, pelo menos, duas das próximas sete etapas restantes para o fim do campeonato.
Uma temporada de recordes
Esse, no entanto, não seria o primeiro grande marco do piloto nesta temporada. Piastri já atingiu uma marca de Senna durante a primeira parte do ano, após conquistar seu oitavo pódio seguido pela McLaren no GP da Espanha. A dupla compartilha o segundo lugar no ranking, enquanto Lewis Hamilton se mantém em primeiro com nove corridas seguidas dentro do top 3 em 2007.
Além do marco histórico na equipe, caso conquiste o pódio no Grande Prêmio do Azerbaijão, Piastri irá se tornar apenas o segundo piloto a conquistar múltiplas vitórias no circuito de rua. Sergio Perez, antigo piloto da Red Bull que deve assumir o volante da novata americana Cadillac em 2026, foi vencedor nos anos de 2021 e 2023.
A lista de maiores vencedores por temporada na McLaren segue com nomes como Alain Prost, Ayrton Senna, Kimi Raikkönen, Niki Lauda e Lewis Hamilton, sendo estes pilotos que tiveram temporadas marcantes durante suas trajetórias com a equipe britânica.
Ver essa foto no Instagram