O que é subsidência do ar?
Entenda a relação com a falta de chuva
Movimento de ar subsidente (ou subsidência do ar) significa um fluxo de ar de cima para baixo. A subsidência traz para a superfície o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera. A subsidência acontece quando um sistema de alta pressão atua sobre uma região. Quando a alta pressão é forte, este movimento de ar de cima para baixo é mais intenso.
Um movimento de ar cima para baixo (subsidência) é contrário ao que se deve ter para o crescimento das nuvens. A subsidência inibe a formação e o crescimento das nuvens.
Quando temos um forte sistema de alta pressão sobre uma região, o ar fica muito subsidente. Menos nuvens conseguem se formar e assim o céu pode ficar azul em grande parte do dia.
Esta situação é típica de grande parte do Brasil em parte do outono, no inverno e da primavera. Com menos nebulosidade e com nuvens pequenas, a chance de chover é menor.
A subsidência do ar também causa a inversão térmica que dificulta a dispersão da camada de poluentes. A falta de chuva e o ar parado ajudam a aumentar a poluição.
Neste "Explicando o Tempo", com Maria Clara Machado explica a relação entre a subsidência do ar e a inversão térmica.