Novo veranico traz calor de até 42°C e alerta de seca no Brasil
Bloqueio atmosférico eleva temperaturas até a próxima semana e coloca capitais do Centro-Oeste, Norte e Nordeste em rota de recordes
Um novo veranico passa a atuar sobre o Brasil nesta quarta-feira (12) e deve espalhar o calor por uma grande extensão do território nacional nos próximos dias. Meteorologistas projetam marcas de até 42°C em pontos de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
A Climatempo prevê que o veranico dure até a próxima quarta-feira (19). A faixa afetada se estende do Paraná ao Norte do país, abrangendo grande parte de São Paulo, oeste de Minas Gerais e todo o Centro-Oeste.
Nessas regiões, os termômetros devem marcar pelo menos 3°C acima da média histórica de agosto. Em determinados locais, os especialistas projetam desvios de até 5°C. Por conta do veranico, cidades como Cuiabá, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Palmas, Porto Velho e Teresina podem estabelecer novas máximas para o ano de 2026.
O aumento das temperaturas decorre do bloqueio promovido por uma grande massa de ar seco e quente sobre o interior do país. O veranico impede a chegada de frentes frias de origem polar e inibe a formação de nuvens, permitindo forte radiação solar.
Veranico provoca baixa umidade do ar e o risco de queimadas preocupam autoridades
Do mesmo modo, o tempo extremamente seco exige cuidados reforçados com a saúde e com o meio ambiente. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém avisos ativos para baixa umidade relativa do ar por causa do veranico. Em pontos do Centro-Oeste, os índices podem despencar para marcas críticas entre 12% e 20%.
A combinação de altas temperaturas, solo ressecado e rajadas de vento de até 70 km/h eleva exponencialmente o perigo de incêndios florestais no interior do país.
Em contrapartida, o panorama no litoral nordestino e na Região Sul segue trajetória oposta. Enquanto o interior nordestino sofre com a estiagem, a faixa litorânea enfrenta chuvas fortes. Já os estados sulistas registram o retorno de tempestades isoladas, embora o calor volte a ganhar força no Paraná a partir de domingo (16).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.