Navio graneleiro chinês é desencalhado após operação no Porto de Rio Grande
Durante a manobra, o tráfego de entrada e saída do porto foi suspenso temporariamente
Um graneleiro de bandeira chinesa voltou a navegar no início da tarde deste domingo (14), após permanecer quase 24 horas encalhado na saída do canal de acesso ao Porto de Rio Grande, no Sul do Estado.
A embarcação Rui Ning 21, carregada com mais de 68 mil toneladas de soja destinadas à China, havia ficado presa entre as bóias 2 e 4, logo depois dos Molhes da Barra, desde a tarde de sábado (13).
A remoção mobilizou uma grande operação de resgate, coordenada pelo Comando do 5º Distrito Naval da Marinha, em parceria com empresas privadas de rebocagem. Cinco rebocadores foram acionados: WS Polaris, Crater e Vitória LX (Wilson Sons), Caripuna (SAAM) e Genaro (Svitzer).
Durante a manobra, o tráfego de entrada e saída do porto foi suspenso temporariamente, embora as operações de carga e descarga em terminais tenham seguido em andamento. Com o desencalhe bem-sucedido, a navegação foi restabelecida no início da tarde.
A Marinha informou que não houve registro de poluição ou risco à tripulação e que o porto voltou a operar em sua capacidade total. Um inquérito administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias do incidente.