Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelensky convida papa Leão XIV para visitar Ucrânia

'Seria um forte sinal de apoio ao nosso povo', disse o presidente

9 dez 2025 - 09h20
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (9) que ele convidou o papa Leão XIV para visitar o país, durante um encontro com o líder da Igreja Católica nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.

Zelensky se reúne com Leão XIV em Castel Gandolfo
Zelensky se reúne com Leão XIV em Castel Gandolfo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Essa foi a terceira reunião entre o mandatário e Leão XIV e a segunda na cidade que abriga a residência de férias dos pontífices.

"Convidei o Papa para visitar a Ucrânia. Esse seria um forte sinal de apoio ao nosso povo", declarou Zelensky em seu canal no Telegram.

Viajar a Kiev já era um desejo do finado papa Francisco, porém ele dizia que só visitaria a capital ucraniana se Moscou também aceitasse recebê-lo para ter conversas reais de paz, o que não aconteceu.

"A Ucrânia aprecia enormemente todo o apoio do papa Leão XIV e da Santa Sé: a assistência humanitária constante e a disponibilidade para ampliar a presença de missões humanitárias", acrescentou o presidente, que disse ter informado o pontífice sobre o "trabalho diplomático com os Estados Unidos para alcançar a paz".

"Falamos dos novos esforços e da mediação do Vaticano para o retorno de nossas crianças sequestradas pela Rússia. Sou grato por essa conversa e por toda a atenção direcionada ao nosso povo", salientou Zelensky.

Já de acordo com comunicado da Santa Sé, o Papa "reiterou a necessidade de continuar o diálogo e renovou sua premente esperança de que as iniciativas diplomáticas em curso possam levar a uma paz justa e duradoura".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade