Zelenskiy, da Ucrânia, define a equipe militar renovada
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy anunciou cinco nomeações militares de alto escalão no sábado, preenchendo uma equipe renovada depois que ele nomeou o coronel-general Oleksandr Syrskyi nesta semana como o novo chefe das forças armadas.
Em seu discurso noturno em vídeo, Zelenskiy disse que passou o dia reunido com a liderança militar e o governo e que "comandantes de combate experientes desta guerra" assumiriam novas funções. O país está se aproximando de dois anos de guerra, desde a invasão em grande escala da Rússia.
Como vice-chefes de estado-maior sob o comando de Syrskyi, o coronel Vadym Sukharevskyi se encarregaria dos sistemas não tripulados e do desenvolvimento do uso de drones pelos soldados, enquanto o coronel Andriy Lebedenko se concentraria na inovação tecnológica do exército e dos sistemas de combate, disse Zelenskiy.
Zelenskiy disse que também aprovou as nomeações de três generais de brigada como deputados do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia - Volodymyr Horbatyuk, que comandaria as operações e o gerenciamento, Oleksiy Shevchenko, responsável pela logística, e Mykhailo Drapatyi, pelo treinamento.
"Continuamos a reinicialização da equipe de gestão", disse Zelenskiy em seu discurso no canal Telegram.
Syrskyi, anteriormente comandante das forças terrestres, foi promovido na quinta-feira ao comando geral das forças armadas ucranianas de 800.000 homens. Mais tarde, ele destacou os drones e a guerra eletrônica como exemplos de novas tecnologias que ajudariam a Ucrânia a alcançar a vitória.
A Ucrânia não conseguiu recapturar um território significativo desde o final de 2022 e enfrenta uma possível interrupção no fornecimento de ajuda militar dos Estados Unidos, seu maior apoiador.