PUBLICIDADE

Mundo

Vulcão japonês entra em erupção, mas sem causar vítimas ou danos

19 abr 2018 - 09h12
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um vulcão do Japão entrou em erupção nesta quinta-feira, lançando nuvens de fumaça e rochas nos céus e levando as autoridades a proibirem o acesso ao local, mas não houve relatos de vítimas ou danos.

Imagem aérea de erupção do vulcão japonês Io Yama 19/04/2018 Kyodo/via REUTERS
Imagem aérea de erupção do vulcão japonês Io Yama 19/04/2018 Kyodo/via REUTERS
Foto: Reuters

A erupção do Io Yama, vulcão de 1.298 metros de altura situado na ilha de Kyushu, no extremo sul do Japão, foi a mais recente de uma série ocorrida no país neste ano e que causou uma morte.

Imagens de televisão mostraram fumaça cinza emanando de vários pontos da encosta da montanha da cadeia de Kirishima, uma área rural localizada a cerca de 985 quilômetros de Tóquio.

O nível de alerta para o Io Yama foi elevado de 2 para 3 na escala japonesa de 5 graus, e a Agência Meteorológica do Japão avisou que rochas vulcânicas podem ser expelidas a até dois quilômetros de distância.

Em janeiro um militar morreu e 11 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, quando o vulcão Kusatsu-Shirane desencadeou uma chuva de rochas que atingiu esquiadores em um resort na região central do país.

Dois meses depois, o Shinmoedake --vulcão que apareceu em um filme de James Bond da década de 1960 e situado na mesma cadeia de Kirishima do vulcão Io Yama-- lançou fumaça e cinzas a quilômetros de altura.

O Japão tem 110 vulcões ativos e monitora 47 deles em tempo integral. Em setembro de 2014, 63 pessoas morreram no Monte Ontake, o maior saldo de mortes provocado por um vulcão japonês em quase 90 anos.

Veja também:

Cientista revela como é o som do Sol:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade