Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vice-presidente dos EUA diz que a Rússia fez concessões significativas em relação a acordo de paz com Ucrânia

JD Vance falou sobre a reunião feita com os russos

24 ago 2025 - 13h38
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos EUA, Donald Trump, à direita, e o vice-presidente JD Vance sentam-se na Sala de Situação enquanto monitoram a missão que atacou três instalações de enriquecimento nuclear iranianas
Presidente dos EUA, Donald Trump, à direita, e o vice-presidente JD Vance sentam-se na Sala de Situação enquanto monitoram a missão que atacou três instalações de enriquecimento nuclear iranianas
Foto: by Daniel Torok/The White House via Getty Images

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse que a Rússia fez "concessões significativas" para uma solução negociada em sua guerra com a Ucrânia e estava confiante de que havia progresso, apesar da falta de avanços claros para encerrar o conflito.

Falando no programa "Meet the Press with Kristen Welker" da NBC, Vance disse que o presidente russo, Vladimir Putin, fez várias concessões, incluindo a de que a Ucrânia receberá garantias de segurança contra futuras agressões russas.

"Acredito que os russos fizeram concessões significativas ao presidente Trump pela primeira vez em três anos e meio deste conflito", disse Vance em comentários transmitidos neste domingo.

"Eles reconheceram que não conseguiriam instalar um regime fantoche em Kiev. Essa era, claro, uma grande exigência no início. E, mais importante, eles reconheceram que haverá alguma garantia de segurança para a integridade territorial da Ucrânia."

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em uma entrevista transmitida no domingo que um grupo de nações, incluindo membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, deveriam ser os garantidores da segurança da Ucrânia.

Na sexta-feira, o presidente Donald Trump renovou a ameaça de impor sanções à Rússia se não houver progresso em direção a uma solução pacífica na Ucrânia em duas semanas, demonstrando frustração com Moscou uma semana após seu encontro com Putin no Alasca.

Vance disse que as sanções seriam consideradas caso a caso, reconhecendo que novas penalidades dificilmente levariam a Rússia a concordar com um cessar-fogo com a Ucrânia.

Vance destacou o anúncio feito por Trump neste mês de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos como punição pelas compras de petróleo russo por Nova Délhi como o tipo de alavancagem econômica que seria usada na busca pela paz.

"Ele tentou deixar claro que a Rússia pode ser convidada novamente para a economia mundial se parar com a matança, mas eles continuarão isolados se não pararem com a matança", disse Vance.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade