PUBLICIDADE

Mundo

Viagem de barco da ativista Greta Thunberg do Reino Unido a NY será dura, diz capitão

1 ago 2019 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

A ativista climática sueca Greta Thunberg enfrentará uma viagem desconfortável e desafiadora quando cruzar o Oceano Atlântico em um barco de corrida, disse nesta quinta-feira o capitão do iate que a levará do Reino Unido a Nova York.

A ativista climática sueca Greta Thunberg durante evento em Berlim, na Alemanha
19/07/2019
REUTERS/Fabrizio Bensch
A ativista climática sueca Greta Thunberg durante evento em Berlim, na Alemanha 19/07/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
Foto: Reuters

Para evitar viajar pelo ar, Greta irá a Nova York para uma cúpula climática no barco de corrida de 60 pés Malizia II, equipado com painéis solares e turbinas submarinas que produzem eletricidade a bordo, com o objetivo de fazer uma viagem que não gere emissões de carbono.

Uma vez no destino, a adolescente de 16 anos, que inspirou jovens ativistas de todo o mundo com seus alertas sobre o aquecimento global, planeja participar de manifestações climáticas de larga escala e falar em uma cúpula de ação climática da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 23 de setembro.

"Esta viagem será muito desafiadora para Greta e para todos nós", disse Boris Herrmann, capitão alemão da equipe de cruzeiro Malizia.

"Greta encarar este desafio de velejar em um barco de corrida com conforto zero realmente mostra seu comprometimento com a causa e o quanto ela está disposta a se empenhar", disse ele à Reuters em Cowes, na Ilha de Wight, situada no litoral sul da Inglaterra.

Herrmann viu Greta pela primeira vez discursando em uma manifestação de milhares de crianças estudantes de Hamburgo em março. Sua namorada, que é professora, lhe disse que, se a adolescente precisasse viajar a algum lugar ao qual não pudesse chegar de trem, ele deveria levá-la de barco.

Mais tarde ele a conheceu em Paris e disse que ficou muito impressionado com ela, que tem uma "aura especial".

Ela terá a companhia do pai, Svante, e de um câmera na travessia transatlântica, que dever durar cerca de duas semanas. Sendo um iate de competição, o barco não foi concebido para viagens luxuosa, mas sim pensado para ser o mais leve possível.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade