PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela inabilita Guaidó a cargos públicos por 15 anos

Anúncio foi feito pelo controlador-geral Elvis Amoroso na TV estatal venezuelana

28 mar 2019 - 15h10
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários

CARACAS - O líder opositor venezuelano, Juan Guaidó, foi impedido de exercer cargos públicos por 15 anos, informou nesta quinta-feira (28) a Controladoria-Geral da Venezuela (CGV). O anúncio foi feito pelo controlador-geral Elvis Amoroso na TV estatal venezuelana.

Juan Guaidó deixa a residência de seu chefe de gabinete, Roberto Marrero, em Caracas
21/03/2019
REUTERS/Ivan Alvarado
Juan Guaidó deixa a residência de seu chefe de gabinete, Roberto Marrero, em Caracas 21/03/2019 REUTERS/Ivan Alvarado
Foto: Reuters

Segundo Amoroso, Guaidó, que preside a Assembleia Nacional, controlada pela oposição, e se declarou presidente interino do país em janeiro apresentou "inconsistências" em suas declarações de renda. Guaidó teria recebido dinheiro de "instâncias internacionais e nacionais" que não foram declaradas.

Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela em 23 de janeiro e foi reconhecido por mais de 50 países, entre eles os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Espanha e o Brasil.

Detalhes do caso

O chefe da Controladoria Geral da Venezuela, Elvis Amoroso, afirmou que "se presume" que Guaidó ocultou ou falsificou dados de sua declaração de patrimônio e recebeu dinheiros de fontes internacionais e nacionais sem justificar.

A CGV ordenara em 11 de fevereiro uma auditoria no patrimônio de Guaidó, alegando suspeitas de que ele teria falsificado dados da sua declaração de patrimônio.

A investigação integra uma resolução emitida por Amoroso, que foi designado em 2018 pela Assembleia Nacional Constituinte, um "parlamento" composto unicamente por simpatizantes do regime e não reconhecido por vários países, entre eles o Brasil e os membros da União Europeia.

Na decisão da auditoria é justificado que a Constituição da Venezuela prevê que os deputados da Assembleia Nacional, presidida por Guaidó e majoritariamente composta por membros da oposição, dedicam-se exclusivamente à atividade parlamentar, pelo que não podem receber "nenhum tipo de rendimentos por outro trabalho público ou privado".

A crise na Venezuela

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, de 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Maduro, de 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A repressão aos protestos contra o regime, desde 23 de janeiro, provocou no mínimo 40 mortos, de acordo com várias organizações não governamentais.

A essa crise política soma-se a uma grave crise econômica e social, que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.

Com informações de AFP, AP, EFE e Deutsche Welle

Veja também:

Trump recebe Bolsonaro na Casa Branca:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade