Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vaticano inicia projeto para reduzir impactos ambientais

Meta é se transformar em um dos Estados 'mais verdes' do mundo

16 jun 2025 - 16h34
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Através de iluminações com LEDs e energia produzida por painéis solares que se misturaram aos telhados de edifícios históricos, o Vaticano dará o pontapé inicial a um projeto que tem como objetivo reduzir para zero os seus impactos ao meio ambiente até o fim de 2026.

Na esteira dos documentos do papa Francisco, entre eles o Laudato Sì e o Laudate Deum, que deram atenção especial aos temas ambientais, a Fábrica de São Pedro apresentou as medidas que serão tomadas nos próximos meses para tornar o Vaticano um dos Estados "mais verdes" do mundo.

"O projeto de sustentabilidade relativo ao complexo monumental da Basílica de São Pedro visa torná-lo um 'lar' de impacto zero. O Vaticano está comprometido há muitos anos com a promoção do desenvolvimento sustentável por meio de políticas ecológicas para proteger o meio ambiente e fornecer estratégias de economia de energia", declarou o cardeal Mauro Gambetti, presidente da Fábrica de São Pedro.

A qualidade do ar respirado na basílica vaticana também tem sido monitorado por especialistas nos últimos anos. De acordo com os resultados coletados, embora seja um local muito frequentado, o espaço "possui um mecanismo eficaz de dispersão de poluentes, mesmo nos horários de maior presença de fiéis, em virtude dos grandes volumes e da excelente ventilação natural".

Os estudiosos também autorizaram o uso de incensos, considerando que "não determinam uma contribuição significativa para o aumento das concentrações de CO2".

 Em recente encontro com os bispos de Moçambique, o papa Leão XIV os exortou a cuidar da "nossa casa comum". "O cuidado da nossa casa é parte integrante da vossa missão profética. Cuidai da criação que geme e ensinai aos vossos fiéis a arte de protegê-la com justiça e paz", disse. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade