PUBLICIDADE

Mundo

Vaticano divulga mensagem do Papa para Dia Mundial da Paz

Francisco usou como referências o Sínodo e a sua visita ao Japão

12 dez 2019 - 18h18
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários

"A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica" é o tema escolhido pelo Vaticano para a tradicional mensagem do Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2020.

Vaticano divulga mensagem do Papa para Dia Mundial da Paz
Vaticano divulga mensagem do Papa para Dia Mundial da Paz
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O texto, que foi divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Vaticano, trouxe como referência o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que foi feito em outubro, e a visita de Francisco ao Japão, em novembro.

"Uma má compreensão dos nossos próprios princípios muitas vezes nos levou a justificar os maus-tratos à natureza, a dominação despótica do ser humano sobre a criação, as guerras, a injustiça e a violência", lamentou o líder da Igreja Católica.

O Papa ainda afirmou que a humanidade precisa de uma "conversão ecológica", pois devemos "cultivar e manter para as gerações futuras os recursos naturais e muitas formas de vida e a própria Terra".

Na mensagem, Francisco diz que as guerras tiveram "uma capacidade destrutiva crescente" na humanidade e resultaram na "exploração e corrupção", que "alimentam o ódio e a violência".

"Não podemos pretender manter a estabilidade global por medo da aniquilação, em um equilíbrio mais do que nunca instável, suspenso à beira do colapso nuclear. [É essencial] Um relacionamento pacífico entre as comunidades e a Terra, entre o presente e a memória, entre experiências e expectativas", disse Francisco.

O Dia Mundial da Paz, celebrado no primeiro dia de cada ano, foi criado em 1967 pelo Papa Paulo VI.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade