PUBLICIDADE

Twitter mostra preocupação com seus funcionários na Índia

A polícia de Nova Delhi faz uma investigação envolvendo a marcação dos tuítes do governo

27 mai 2021 - 12h06
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Logo do Twitter
Logo do Twitter
Foto: Ole Spata / Reuters

O Twitter disse nesta quinta-feira, 27, que está preocupado com a segurança de sua equipe na Índia, dias depois que a polícia do país entrou em um de seus escritórios como parte de uma investigação relacionada à classificação de manipulação dada a algumas publicações do partido que está no comando do governo.

Líderes do Partido Bharatiya Janata, do primeiro-ministro, Narendra Modi, recentemente compartilharam no Twitter partes de um documento que disseram ter sido criado pelo principal partido de oposição no Congresso, destacando as falhas do governo durante a pandemia de covid-19.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
Foto: Adnan Abidi / Reuters

O Congresso reclamou ao Twitter dizendo que o documento é falso, o que fez com que o Twitter marcasse algumas das publicações como "mídia manipulada".

A polícia de Nova Delhi, que é controlada diretamente pelo governo de Modi, visitou na segunda-feira, 24, um escritório do Twitter para notificar o chefe da empresa no país sobre uma investigação envolvendo a marcação dos tuítes do governo.

"No momento, estamos preocupados com os eventos recentes relacionados aos nossos funcionários na Índia e à ameaça potencial à liberdade de expressão das pessoas que servimos", disse uma porta-voz do Twitter em comunicado.

"Nós, junto com muitos da sociedade civil na Índia e em todo o mundo, temos preocupações com relação ao uso de táticas de intimidação pela polícia em resposta à aplicação de nossos Termos de Serviço globais", acrescentou a porta-voz.

As declarações do gigante da mídia social geraram fortes críticas da polícia de Delhi, que disse que a empresa se recusava a cooperar com a aplicação da lei.

"As últimas declarações do Twitter são elaboradas para buscar simpatia duvidosa quando eles próprios não apenas se recusam a cumprir a lei local, mas também afirmam estar na posse de provas materiais, mas se recusam a compartilhá-las com autoridade legal devidamente reconhecida", disse a polícia.

"A postura complicada do Twitter Índia é semelhante à de um cervo pego pelos faróis", afirmou a polícia em comunicado.

Veja também:

Covid-19: a tragédia na Índia, onde pacientes morrem sem oxigênio:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade