Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump sonda Meloni sobre encontro com Putin em Roma

Rússia barrou proposta por considerar Itália alinhada a Kiev

8 ago 2025 - 11h54
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sondou a premiê da Itália, Giorgia Meloni, sobre a possibilidade de realizar em Roma uma reunião com os mandatários da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, proposta rechaçada por Moscou.

Giorgia Meloni e Donald Trump durante encontro na Casa Branca, em 17 de abril
Giorgia Meloni e Donald Trump durante encontro na Casa Branca, em 17 de abril
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo fontes italianas, o assunto foi abordado durante um telefonema entre Trump e Meloni na última quinta-feira (7) e recebeu parecer favorável da primeira-ministra.

Com o aval de Meloni, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chegou a formalizar o assunto em conversas com Alemanha, Finlândia, França, Reino Unido e Ucrânia, contando inclusive com o apoio de Zelensky.

A Rússia, no entanto, barrou a iniciativa por considerar a Itália excessivamente alinhada a Kiev, de acordo com as mesmas fontes.

Já a agência de notícias russa Tass publicou que um eventual encontro entre Trump, Putin e Zelensky não seria na União Europeia, mas poderia ocorrer nos Emirados Árabes Unidos ou na Turquia, que já sediou negociações entre Rússia e Ucrânia.

Oficialmente, o presidente russo diz que ainda não há condições para uma reunião com seu homólogo ucraniano. Paralelamente, Moscou e Washington preparam um encontro entre Putin e Trump para a próxima semana.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade