Trump eleva tensão com a Dinamarca ao anunciar envio de navio-hospital à Groenlândia
Presidente dos Estados Unidos afirmou que a embarcação prestará assistência médica à população local
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de sábado, 21, que um navio-hospital americano está a caminho da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. Segundo o republicano, a embarcação prestará assistência médica à população local da ilha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Vamos enviar um grande navio-hospital para a Groenlândia para cuidar de muitos que estão doentes, de quem não estão cuidando lá”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais.
A mensagem foi publicada na rede Truth Social e acompanhada de uma imagem aparentemente gerada por inteligência artificial, que mostrava um navio navegando em direção a montanhas cobertas de neve.
Tensão com a Dinamarca
A declaração elevou a tensão diplomática entre Washington e Copenhague e recolocou o Ártico no centro da geopolítica internacional. Trump tem insistido que a ilha, rica em minerais estratégicos, é vital para os interesses americanos e para a segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, alertou no início do mês que, embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha descartado o uso da força militar, Washington ainda busca controlar fundamentalmente a ilha ártica.
O presidente intensificou os apelos para o controle dos EUA sobre a Groenlândia no início do ano, citando preocupações de segurança nacional relacionadas à Rússia e à China, o que ameaçou quebrar a aliança da Otan.
Desde então, Trump recuou das ameaças de uso da força e disse que garantiu o acesso total dos EUA à Groenlândia em um acordo com a Otan, embora os detalhes ainda não estejam claros.